Sou Veterinário e trabalho com defesa sanitária e inspeção de produtos de origem animal, já sou concursado pelo estado do RS. Nos últimos dias, com o resultado do CNU, fui aprovado em terceiro lugar nacional para um cargo semelhante (mesmas atribuições) em nível federal - no MAPA, com remuneração bem melhor e possibilidade de crescimento na carreira futuramente, o que não tive no estado até o momento, com 10 anos de salários estagnados e sem qualquer reconhecimento profissional por parte do estado e da sociedade também, pois as atividades de fiscalização não são bem vistas pela sociedade em geral.
Concomitantemente, consigo manter um negócio paralelo (agricultura) com meu pai e estar perto da família. Nos últimos anos, aqui no estado, com secas sucessivas, a atividade agrícola está no máximo empatando, ou dando prejuízos, mas é minha paixão, pois fui criado no campo desde pequeno, e tenho isso enraizado em mim.
Aí que vem o dilema: Me manter em um trabalho que gosto, mas não tenho reconhecimento, nem profissional e nem pela remuneração, mas manter a proximidadecom a minha família e com a atividade paralela da agricultura, que me toma muito tempo (trabalho noturno, horários extensos e finais de semana), ou assumir uma vaga em uma carreira de remuneração e reconhecimento muito superiores, mas que me obriga a me afastar um pouco da família e da agricultura como atividade secundária.
Nesse novo contexto, teria que assumir atividades em uma lotação mais distante (ainda não definida, possivelmente aqui no estao mesmo), mas acredito que teria mais tempo livre para minha esposa e filho(futuramente), tempo que hoje dedico em parte para tocar a propriedade.
Está difícil ponderar e pesar essas decisões, que ainda dependem também da minha esposa e da família. Não tenho uma lotação disponível para escolha ainda, acredito que iso me ajudará a decidir quando ocorrer.