Livro Literatura e Ficção
As mulheres do meu pai
José Eduardo Agualusa
Do Editor: "Em As mulheres do meu pai, os limites entre ficção e realidade se misturam, se fundem e confundem.
A cineasta portuguesa Laurentina, protagonista neste romance e personagem do sonho do próprio autor que o escreve, descobre ser filha biológica do famoso compositor angolano Faustino Manso. Descobre, além disso, que esse pai acabara de falecer, aos 81 anos. Decidida a reconstruir a trajetória do pai recém-descoberto, Laurentina viaja ao continente africano. Vai de Luanda às areias do deserto da Namíbia, da Cidade do Cabo, na África do Sul, a Maputo e à ilha de Moçambique. Em todos esses lugares, cruza o caminho de personagens algo oníricos, na fronteira entre o mágico e o estranho, em busca de fragmentos da vida do pai e das mulheres de sua vida – e, com isso, da própria história e de sua ancestralidade."
Opinião pessoal: Livro instigante! A história principal, de Laurentina, é muito legal e cativante, mas a coisa da história dela ser um sonho relatado por um escritor dentro da obra, a meu ver, acaba não funcionando bem; entendo que buscou-se uma camada a mais de narrativa para dar complexidade, mas a conexão ficou irregular e se perde no meio do caminho.
Os personagens, por sua vez, são muito interessantes e fortes, e rapidamente ganhamos intimidade e interesse por eles. A idéia de uma espécie de "road trip" por diversos países da África e suas imensas diferenças funciona bem, traz um cenário perfeito para as personalidades se desenvolverem e ainda tem um interesse cultural imenso.
Ao longo da trama, muitos mistérios são criados, mas nem todos conseguem ter um desfecho à altura, portanto em alguns momentos fica meio chocho.
Mas de qualquer forma, vale muito a leitura, é absurdamente bem escrito, o autor tem um estilo que, mesmo tratando temas perturbadores ou complexos, consegue ser elegante e limpo.
Ver mais detalhes e avaliar