Contexto:
Trabalho em uma grande multinacional há 5 anos. Entrei estagiário e fui promovido 3 vezes. Por ter acompanhado todo o crescimento da empresa no Brasil, acabei adquirindo contatos em diversos setores e informações sobre detalhes e nuances da operação no Brasil. Recentemente, a estrutura dos meus superiores que antes estava no Brasil foi dissolvida e fui incorporado direto em uma equipe americana. Hoje sou o único estrangeiro da equipe, responsável pelos processos no Brasil.
A transferência para os EUA:
Verbalmente, me foi confirmado que iniciarão o meu processo de transferência para os EUA no final de 2025 (junto de minha esposa), dando início ao processo de visto. Se nada mudar, basta que eu siga fazendo o que sempre fiz pra garantir a realocação da minha família com tudo pago pela empresa, passando a receber em dollar - de fato um sonho realizado.
O único problema:
Por estar na mesma área há 4 anos e tendo em vista as expectativas de trabalho futura, me sinto desanimado: os desafios parecem mais do mesmo, como se estivesse lidando com facetas similares do mesmo problema. Ao mesmo tempo, vejo que a janela de aprendizado possível fica cada vez menor, uma vez que domino não só processos no Brasil como detalhes das operações em outros países. Mesmo quando me é oferecida mudança de escopo dentro da área, as opções não empolgam. A sensação recorrente é que cada dia preciso gastar mais energia pra manter a entrega no mesmo nivel. As entregas não saem mais de forma natural, momentos de epifania e flow state são cada vez mais raros.
Até então, esse lado negativo estava suprimido na minha mente: de certa forma, a mudança prós EUA era o melhor resultado possivel. Por pior que fosse o trabalho, desinteressante, tedioso - a perspectiva da mudança prós EUA valendk a pena.
O convite para uma nova área:
Uma das pessoas que mais admiro na empresa é o gestor de uma outra área. Sempre nos demos muito bem e eu de fato o admiro como uma excelente pessoa, um excelente gestor. Hoje, ele me enviou o convite pra transicionar para uma função que ele está abrindo na área dele, com escopo muito interessante. Só de ler a descrição da vaga no site já fiquei animado com a mera possibilidade. Fiquei inundado com a sensação de que esses poderiam ser no os ares.
A decisão:
Gostaria de sugestões e dicas frente a esse cenário. Devo recusar a nova vaga em prol da transferência para os EUA ou me manter no Brasil com um escopo interessante?
Pensamento em loop:
Ficar onde estou tem um excelente futuro prometido, porém com trabalho desanimador, mentalmente desafiador. Trocar no entanto abdica de toda a mudança, de receber em dollar, porém me garante que estarei adentrando em uma área onde as entregas são desafiadoras, são impactantes em ambito nacional e me forçariam a aprender muito sobre o negócio.
Preciso dar uma resposta a ele em breve e sinceramente não sei por qual caminho seguir.