Qual tipo de investidor vc quer ser?
Graham, no livro “O investidor inteligente”, faz distinção entre dois tipos de investidores: o defensivo (passivo) e o agressivo (ou empreendedor).
O defensivo é aquele que “procurará, principalmente, evitar perdas ou erros graves. Seu objetivo secundário será se livrar de trabalho, aborrecimento e necessidade de tomar decisões com freqüência.”
O agressivo é aquele que: o objetivo “é sua vontade de dedicar tempo e dar apuro à seleção de títulos que sejam seguros e mais atraentes do que a média.”
De um lado se tem um investidor que dedica as suas horas do dia a outra atividade, que não seja investimentos. Do outro, um investidor profissional, cujos investimentos são sua atividade principal.
Interessante é que, Graham diz: “Um resultado respeitável, sem ser espetacular, pode ser obtido pelo investidor leigo com um mínimo esforço e habilidade. Porém, superar esse padrão facilmente atingível exige muito empenho e mais sabedoria ainda.”
“Uma vez que qualquer um - pela simples compra e manutenção de uma lista representativa- pode igualar o desempenho médio de mercado, “superar a média” parecia ser um problema relativamente simples; no entanto, na prática, o número de pessoas espertas que tentam essa estratégia sem sucesso é surpreendentemente grande.”
Ahh, mas eu estou disposto a me dedicar e bater mercado. Que chances nós temos de analisar uma empresa melhor do que os grandes players do mercado financeiro?
Enquanto analisamos empresas nas nossas horas vagas com base em informações públicas retiradas das mídias convencionais e sites de busca, os profissionais do mercado financeiro vivem disso, são remunerados pra isso, movimentam milhões, utilizam ferramentas de análises inviáveis para o pequeno investidor e até conseguem marcar um cafezinho pra bater um papo com o CEO da empresa.
Nada contra esse perfil de investidores. O que entendo é que se quiser assumir essa postura, tem que ser all-in, tem que gostar da coisa, fazer disso seu trabalho e assumir os riscos.
E o que dizer de investidor intermediário, nem passivo nem agressivo?
Segundo Graham, entre o investidor defensivo e o agressivo, não se sabe o que esperar, pois não existe relação direta: estudos vs retorno em ações. Você não vai estudar mais um pouquinho, e ser um pouquinho mais rico. Não assumir um dos lados, e ficar no meio, provavelmente vai te levar a resultados piores.
Graham cita o seguinte exemplo: “Na verdade, os médicos têm sido notoriamente malsucedidos em suas negociações no mercado mobiliário. A razão para isso é que eles, em geral, confiam demais em sua inteligência e têm um forte desejo de obter um bom rendimento com seu dinheiro sem perceberem que fazer isso com êxito exige uma atenção considerável ao assunto e uma abordagem quase profissional aos valores dos papéis.”
Por fim, a título de curiosidade de acordo com o livro: “O investidor defensivo deve se restringir às ações de companhias importantes com um histórico comprovado de lucratividade e que estejam em condições financeiras saudáveis.”
Queria neste tópico apenas colocar à prova o meu entendimento do quanto se deve dedicar à análise de uma empresa, e gostaria se possível das opiniões da comunidade.