16 SIGA SEU PLANO comentada em 07/03/2025 13:53 Saúde e Esportes Mauro em 07/03/25 6:46 comentada em 07/03/2025 13:53 - Ontem tive um acidente no Túnel de Vento, creio que em grande parte por não seguir o planejamento que eu tinha feito.- Hoje li uma resposta do @Shiryu55 me alertando de uma coisa simples, que é seguir o planejamento nos investimentos.São duas áreas diferentes: Saúde e Investimento, mas em qualquer área da vida temos que ter um "mínimo" de planejamento.Não é que vc marcou com um amigo de ir num restaurante e ele na hora querer comer em outro lugar... ou até mesmo combinar de ver um filme e chegando no cinema preferir ver outro... isso não muda muito a vida.Mas para coisas importantes que tem a ver com sua saúde, sua familia, seu trabalho, seu patrimônio etc, às vezes temos um plano que fizemos de cabeça fresca, sem pressão, vendo a longo prazo, analisando os possíveis cenários e na hora decidimos por fazer outra coisa pois "emocionalmente" estamos alterados ou deu preguiça ou simplesmente naquele momento é mais conveniente.Muitas vezes, por querermos economizar algum tempo ou uma mixaria de dinheiro, por "acharmos" que apareceu uma oportunidade melhor, até mesmo porque na hora nos dá "vontade" de fazer diferente, deixamos o plano de lado e vamos em outra direção.Só que o PLANO foi feito por alguma razão, então devemos deixar a emoção de lado na hora de tomar decisões importantes e seguir o nosso plano como estabelecido - salvo emergências ou mudanças radicais de cenário logicamente, que mesmo assim devem ser previstas no plano inicial.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Menos importante agora a explicação sobre o que me aconteceu nos dois casos:1- em relação ao acidente, sei que quando voo 30 min em um dia, voo bem em duas sessões de 15 minutos cada.quando voo 45 min em 3 sessões de 15 min cada, já me força um bocado.ontem resolvi por razões imbecis de praticidade, voar 25 minutos seguidos - não deu outra - dei uma paulada muito forte com a perna que nem consigo andar direito.se eu tivesse seguido meu plano anterior de voar 15 min seguidos e não 25, acredito que isso não teria acontecido, até porque o acidente foi logo no final do treino e eu já estava cansado demais - errei feio !!!2- em relação aos investimentos, sempre tive meus percentuais relativamente bem controlados, mas com o falecimento de meus pais tive que me meter nos negócios de família por um tempo, o que "desequilibrou" as minhas finanças (tirar $ daqui para pagar inventário, dali para cobrir déficits do negócio de meu pai etc...).ao invés de eu cuidar logo e estabilizar os percentuais novamente, fiquei com "preguiça" e demorei bastante para tomar as decisões necessárias.enfim, vendo a resposta do Shiryu55 , me toquei que é somente "preguiça" mesmo pois, se o plano está lá deve ser seguido A MENOS que o cenário mude radicalmente e vc tenha que adaptar.Não devemos deixar "conveniência imediata, preguiça, vontade, emoção etc", interferir nos planos que foram feitos para o longo prazo, de cabeça fria, analisando vários fatores - VAMOS SEGUIR O PLANO