Pessoal, sei que muitos devem estar já em processo ou até pensando em tirar a cidadania italiana, talvez esse tópico ajude.
Existe um site chamado FamilySearch, maior parte do site, seus acervos e recursos são gratuitos, nele eu achei a foto das certidões de nascimento originais (de 1800 e pouco) do meu bisavô e da minha bisavó italianos. Com essas fotos você consegue saber exatamente a cidade, dia e mês que eles nasceram (além do verdadeiro nome deles e dos pais, muitos foram tropicalizados), com essas informações você pesquisa o e-mail da comune (cidade) no google e pede para emitire e enviarem o PDF e via física oficial assinado digitalmente, com elas você pode dar andamento na sua cidadania. Algumas comunes podem cobrar até 300 euros por essa emissão, algumas menos ou nada.
Eu falo isso porque as empresas cobram em torno de 700 ou mais euros para fazer esse trabalho. É um trabalho chatinho, porque você precisa ficar pesquisando o ano de nascimento deles em várias comunes do provincia (estado), mas vale a pena, o do meu bisavô eu pesquisei por 1891 em 44 comunes, mas esse trabalho foi de 1h30 no máximo, pois eu já sabia o mês e ano de nascimento dele. Da minha bisavó foi de menos de 15 min, pois além de saber o ano e mês eu sabia a cidade, no documento de imigrante dela do brasil tinha natural de "Vizinal" (estava escrito errado, mas é um bairro "Visinale" da comune de Pasiano). Isso me economizou bons euros, além disso, essas empresas demora MUITO para fazer esse trabalho de "formiguinha".
Além disso, algum primo seu distante pode já ter achado e já incluído no nome dos seus antepassados, gerando "0 segundos de trabalho" kkkk. Para saber isso é só você criar sua arvore genealógica, a partir de você mesmo, ai vc vai colocando seus pais, avós, tios (oq vc souber) em algum momento o próprio site conecta a uma arvore genealógica já criada e lá vc vai ter MUITA informação. Eu fazendo isso, quando coloquei o nome do meu bisavô conectou automaticamente a várias arvores já criadas (até mesmo por pessoas que trabalham com isso) e descobri antepassados de 1600.