42 Vale a pena investir em imóvel para aluguel como backup de moradia? comentada em 11/03/2025 00:35 FIIs e Imóveis JonBonesJones em 09/03/25 20:36 comentada em 11/03/2025 00:35 Fala pessoal, sempre morei de aluguel e até que vinha vivendo em paz com isso. Pago um valor que representa menos de 30% do meu salário e gosto do apartamento onde moro. Porém, comecei a pensar que estou gastando muito com moradia, já que imóveis no meu prédio estão anunciados por 3x (ou mais) o meu patrimônio atual.Pesquisei imóveis para compra à vista, sem comprometer minha RE, mas não estou encontrando nada de que goste. Nesse processo, comecei a cogitar comprar um imóvel para aluguel. Minha lógica:1. Diversificação de investimentos: inicialmente esse imóvel representaria ~50% do meu patrimônio (RE + investimentos + carro). É cedo?2. Moradia de backup – Em caso de crise pessoal esse imóvel poderia servir como uma moradia de backup, pedindo para o inquilino sair. Faz sentido pensar assim? No fundo, eu estou atrás de ficar em #pas com a ideia de estar "exagerando" com meu gasto atual com aluguel. E o meu maior medo é perder o emprego e não conseguir outro com um nível de renda semelhante. Nesse pior cenário, eu já teria disponível um imóvel adequado a uma renda mais baixa. No melhor cenário, só diversifiquei os investimentos.