Olá pessoal,
Antes de ir para a pergunta reforço que os
VALORES INFORMADOS SÃO FICTÍCIOS.Tenho uma reserva em Tesouro Selic para compra de um apartamento de R$ 500k.
Acontece que a oportunidade surgiu antes do vencimento planejado 2027 / 2029.
A - TS 2027 R$ 500k, R$ 150k há +720 dias, e o restante 2024.
B - TS 2029 R$ 450k, R$ 250k há +720 dias, e o restante 2024.
C - TS IPCA+ com juros semestral com vendimento 2026, 2029 (há +720 dias), e 2035 , comprados antes de entender que IPCA só o principal sem cupon.
Estava olhando no aplicativo do banco, lá não fala qual vai resgatar somente coloco o valor de resgate.
Então me surgiu a seguinte dúvida:
1 - Para ter uma taxação mais eficiente eu deveria resgatar o valor que tenho mais tempo aplicado de cada aplicação até o valor total do imóvel ? Ou seria melhor sacar tudo do TS 2027 por ser o mais próximo mesmo que muito do aporte tenha sido feito a menos de 1 ano?
2 - Como o banco não me mostra qual valor estou sacando, eu que deveria calcular até o equivalente do que foi aplicado há mais de 720d ?
3 - Em relação a marcação a mercado os TS IPCA+ c/ juros com vencimento mais próximo 2026, 2029 sofrem menos com essa marcação ? Ou seria mais interessante segurar esses até vencer.
E gostaria de agradecer ao bastter e todos do site porque na época eu quase coloquei tudo em ações. Se tivesse feito isso, não teria essa oportunidade agora!