Boa tarde pessoal.
Há alguns meses, eu e minha esposa estamos olhando imóvel para comprar e recentemente encontramos uma casa em um ótimo bairro, de tamanho até maior do que imaginávamos e com o preço um pouco acima do que pretendíamos pagar, mas que, apertando os cintos, cabe no orçamento.
Trata-se de uma casa que, apesar de antiga (construída a mais de 20 anos), está em condições ok para morar. A casa inclusive destoa um pouco das vizinhas (que são de ótimo padrão) e imagino que isso esteja refletindo no preço. Por conhecer a região, não imaginei encontrar ali uma casa pelo preço que essa está sendo vendida, mas também não está barata a ponto de ser a grande oportunidade (o preço me parece justo).
São poucas informações para comentários precisos, mas qualquer norte ou experiência já me ajuda:
- Caso o negócio seja mesmo fechado, antes de entrar na casa, gostaríamos de uma modernizada (principalmente na cozinha). Acho que seria importante também verificar a parte elétrica, pintura e uma limpeza geral. Não tenho a menor noção do custo disso. Além de levar um profissional para avaliar, existe alguma forma de quantificar pelo menos o custo mínimo para esses serviços?
- Por ser uma casa maior do que imaginávamos, me preocupa o custo de manutenção no dia a dia e ao longo dos anos (basicamente, estou com medo de dar um passo maior do que a perna). De quanto em quanto tempo é recomendado realizar uma manutenção geral de casa (telhado, elétrica, hidráulica) e o quão custoso isso é?
Pelo preço da casa já estar um pouco acima do que pretendíamos pagar e ainda haver custo com reformas, sinto que deveria abandonar a ideia e esperar aparecer outra casa mais adequada. Mas como sou muito pé atrás com tudo, pode ser que eu esteja aumentando a proporção dos problemas, por isso, qualquer experiência parecida pode me clarear as ideias.