Link para o FAQTem três tipos de prêmio nos balanços, na verdade. O relacionado ao underwriting seria o prêmio ganho, ou seja, aquele que já foi "garantido" pela seguradora, com relação ao prêmio emitido.

Imagine que eu faço um seguro de carro de R$ 1000 reais (prêmio emitido) por um ano. No fim de 6 meses, 50% do prêmio (R$500) já foi "ganho" pela seguradora, pois até então não houve nenhum sinistro e ela está no "lucro" daquele valor até então. Esses R$ 500 ai seria o prêmio ganho.
Então desse montante de prêmio ganho, as empresas deduzem uma provisão de sinistros a liquidar (considerando o tempo entre comunicação do sinistro e a efetiva indenização, fazem uma provisão técnica do que vão gastar), deduzem outra parcela referente a custos de aquisição (corretagem e comissões de venda) e outras receitas/despesas operacionais, e chegam ao valor do underwriting.
Então o underwriting mostra pra gente a eficiência operacional do negócio.
Matematicamente e de forma simplória:
Underwriting = Prêmio ganho - provisão de sinistros a pagar - corretagens/comissões - outras despesas
Então se eu aumento o prêmio ganho, porém minhas corretagens/comissões sobem mais, eu posso ter uma queda no meu resultado de underwriting, e lucrar menos. Como também posso manter o prêmio ganho e ter uma queda nos outros fatores, sendo mais eficiente e ter um resultado melhor.
Eles fazem essa conta toda, porque tem também a retrocessão nessa salada, que seria o "resseguro da resseguradora". O resultado underwriting então consegue ser um indicador contábil mais "operacional" do que o resultado bruto. No fim, basta analisar que quanto maior o underwriting melhor, porém no final tudo se resume ao lucro líquido mesmo.
O processo de underwriting ao contratar um seguro visa medir os riscos para assim precifica-los. Por exemplo, uma pessoa que visa contratar um seguro contra morte e que ja sofreu um infarto, provavelmente terá que mostrar exames específicos e a seguradora poderá aumentar o preço (prêmio) ou até mesmo recusar esta proposta.
Contribuições de zehguleba e mosh