peça ajuda aos moderadores
O @giovanni postou uma matéria sobre práticas de exercícios e ansiedade, e como meu comentário ficou maior que a matéria em si resolvi postar para todo mundo ler:
How Weekend Exercise Can Fight Anxiety | Psychology Today Australia ---
A matéria sobre um artigo está dizendo é que desde que você cumpra as diretrizes básicas de práticas de atividade físicas semanais você tem os mesmos benefícios de saúde para ansiedade que praticar pingado durante a semana.
Ou seja, o que ele está falando é que o importante é se manter ativo e tentar criar rotinas que possibilitem se manter dentro da marca das diretrizes.
Falando bem sério, depois de muitos e muitos estudos publicados as marcas das diretrizes são muito muito fáceis de serem atingidas. Lógico que se a pessoa está em um sedentarismo pesado, com problemas sérios com peso, a coisa torna-se mais complexa, mas nem de longe é "difícil" no que diz respeito a atingir as "metas" de saúde.
O difícil é encaixar na rotina, e construir hábitos e programas de treino que façam sentido para a vida da pessoa (geralmente é aqui que entra o profissional de saúde, que vocês ignoram querendo seguir o método mágico do influencer de rede social)
Até pouco tempo haviam poucas publicações sobre exercícios resistidos (levantar peso), mas isso parece que já foi resolvido e temos um volume bem interessante de publicações sobre como treinar a musculatura e bons benchmarks.
Abaixo as guidelines:
Então, a nossa ideia de "weekend warrior" parece que estamos falando de um triathon, ou uma coisa extenuante, mas a realidade é que o benchmark, somando tudo e todas as coisas, é 3 horas por semana.
Ou seja, uma manhã que você faz uma corrida mais longa, trilha, ou um esporte de cárdio qualquer e parar em um desses parques de exercícios que tem por aí e passa uns 30 minutos fazendo barra, agachamento e flexão já resolve o problema.
Mais uma vez, para alguém que está sedentário há muitos anos, problemas com peso ou qualquer outro fator de risco, pode ser uma coisa mais complicada, mas nada impossível também.
Para quem está relativamente ativo, jovem, ou sem grande fatores de risco não tem nenhum mistério.
O problema mesmo é que hoje em dia parece que tem que ser tudo em extremos, cadência e construir as coisas com tempo viraram coisas de um tempo remoto.
De quem vai a academia, e como a falta de bom senso atrapalha tudo, eu tenho que me preocupar tanto com over training quanto com sedentarismo dos meus pacientes.
Parece que se a pessoa começa a fazer atividade física, ela só faz sentido de a pessoa corre como o kipchoge; Se faz tênis só faz sentido se for para ser o Nadal; Se malha, só faz sentido se for para ficar com o corpo de quem usa bomba e por aí vai.
Sobre a questão dos riscos de ser um "weekend warrior", a matéria também contempla issoe tem dois pontos importantes:
1. As lesões: Seja lá como for, seguir essa rotina aumenta sua chance de lesões, que no longo prazo aumentam sua chance de não praticar nenhuma atividade física por algum período de tempo.
Então, no longo prazo, não me parece uma alternativa que é positiva para a saúde geral das pessoas.
2. Ciência não dá permissão nem é definitiva em anda de saúde: O artigo fala de um aspecto da saúde - ansiedade - e a comunicação porca em saúde esquece que ao ler o artigo as pessoas não pensam sobre ansiedade, elas ganham a validação, carimbo da ciência para falar que "podem" praticar exercícios só no fim de semana.
Então, mesmo que praticar atividades só no fim de semana tenha um efeito positivo, e de acordo com o artigo, tão positivo quanto praticar atividades de forma regular, existem MUITOS e MUITOS outros aspectos de saúde que:
A pratica de atividades físicas, e movimento de forma geral durante a semana é uma condição MUITO, MUITO, MUITO importante para a saúde e a longevidade.
O importante desse artigo é saber que em casos específico, e situações atípicas, por exemplo, estar com um recém nascido em casa, uma época complicada de trabalho ou coisas assim, tirar 2 ou 3 horas para praticar esportes no fim de semana pode sim ter um efeito muito positivo na sua vida.
------------ Saindo do artigo, e sendo bem sincero, eu acho que todas as pessoas devem abrir espaços no seu fim de semana para passar 3 horas em movimento ativo.
Não obrigatoriamente praticando esportes, mas em movimento ativo e atividades que exigem algo do físico. Seja praticando esportes, seja andando em um parque, seja jogando bola com o filho, seja arrumando a casa.
Eu acho medonho, e cada vez me preocupo mais com a onda medicalizante e cientificista que tomou o discurso social.
Ter longevidade, saúde cardiovascular e massa magra é legal. Vivermos em uma época que sabemos exatamente a importância dessas coisas e como atingir elas é fantástico. É surreal pensar que há 60 anos atrás nós não sabíamos disso.
Só que ninguém vive índice de vo2, nem vive de volume de carga. A importância maior dessas coisas é ter um corpo útil, uma capacidade boa de aguentar estresse e se recuperar de estresse.
A função maior dessas práticas não é viver aos 90 anos, pq ciência nenhuma consegue prometer que você sequer vai chegar lá.
A função maior dessas práticas é ter um corpo útil HOJE, agora, nesse momento. É para ter mais qualidade na vida sexual, é para poder carregar seu filho e brincar com ele sem ficar exausto, é para subir e descer coisas,
é para ter força e movimento suficiente para que seu corpo não seja o impeditivo de se fazerem as buscas importantes na própria vida HOJE.