peça ajuda aos moderadores

Neste fim de semana, tive o prazer de almoçar com meu tio Geraldo (nome fictício, história real), que acabou de completar 75 anos. Ele é um daqueles personagens raros dos tempos modernos: sem WhatsApp, sem redes sociais e com pouca intimidade com o computador. Mas, curiosamente, vive de forma impecável os princípios da filosofia Bastter.com – sem nem mesmo conhecê-la.
Nascido em uma família de classe média no interior de Minas, seguiu um caminho tradicional: fez curso técnico e, aos 20 anos, passou no concurso do Banco do Brasil. Casou-se com minha tia, professora de escola pública, e juntos começaram a construir a vida.
Desde cedo, ele foi extremamente disciplinado financeiramente. Guardava parte do salário na poupança e, com o tempo, conseguiu abrir uma lanchonete/padaria para minha tia tocar. O negócio prosperou, sempre venderam muito bem, graças ao esforço de ambos.
Com a renda extra e uma pequena herança que minha tia recebeu (o equivalente a um apartamento de dois quartos em uma cidade grande), começaram a investir em imóveis. Sempre com paciência e estratégia, foram comprando espaços comerciais ao longo dos anos.
Hoje, possuem mais de 20 lojas alugadas no centro da cidade, garantindo uma renda mensal de seis dígitos.
Criaram os três filhos com educação de ponta, incluindo faculdades renomadas e cursos no exterior. Enquanto a saúde permitia, viajaram o mundo e aproveitaram a vida sem pressa.
Quando perguntei por que sempre investiu em imóveis, ele respondeu com simplicidade:
"Eu nunca gostei de dinheiro aplicado." Disse que coloca tudo na poupança e compra mais imóveis sempre que surge uma boa oportunidade.
Desde que me entendo por gente, lembro-me dele com dois carros: uma Ipanema azul-marinho e um Corolla cinza – este último segue firme com ele até hoje.
Toda essa história só reforça um pensamento do Bastter:
"Conheço mais gente rica com poupança e imóveis do que com ações." No fim das contas, ter disciplina, investir consistentemente e deixar o tempo agir é muito mais poderoso do que tentar acertar a próxima WEG.