Link para o FAQOs FIIs precisam captar recursos para crescer, e nas épocas em que o mercado está favorável a isso (Leia-se: alta) os FIIs aproveitam a facilidade em captar dinheiro para fazer novas emissões.
Foi assim em 2012-13, está sendo a realidade agora
Das emissões e FIIs novos daquela época, alguns se tornaram bons, outros não. O mesmo está acontecendo agora.
Olha os dois ativos mais votados da comunidade, veja as datas das emissões (não é uma opinião minha, nem recomendação alguma), ambos precisaram começar de algum lugar emitindo cotas para começar suas operações, crescerem e se tornarem os FIIs que são hojes:
KNRI11
#HGLG

Se fossem apenas alguns FIIs fazendo novas emissões frequentemente, poderíamos "suspeitar" de algo, mas isso é uma tendência do mercado em geral nessa época.
Como se proteger disso?
Não investindo em FII. A tendência é que cada vez mais os FIIs se tornem de gestão ativa e vão captar recursos quando estiver favorável a isso.
FIIs de gestão passiva que adquirem fração de um imóvel e ficam na mesma para o resto da vida estão se tornando a minoria
É normal a distribuição de um FII cair após uma emissão?
Sim, assim que a emissão termina a base de cotas que faz jus a distribuição aumenta, mas o resultado operacional demora a "maturar", pois o caixa ainda precisa ser aplicado seja em CRIs, seja em imóveis.
Então a emissão faz abaixar a cotação e o rendimento?
Dane-se valor de mercado, dane-se VP, dane-se preço. Eu quero que meu patrimônio tenha ativos com valor e me tragam #PAS, e através de meu aporte e tempo meu patrimônio cresce. Não é valor de mercado, não é cotação, não é VP (Valor Patrimonial).
Toda vez que você fica atrás de maior distribuição, está atrás de maior rendimento. Vai acabar com ativos ruins.
Se você quer investir em FII com esse objetivo, avalia a QUALIDADE do FII e de seus ativos. Esquece qualquer outra métrica de curto prazo.
Sobre os rolos com subscrição, follow on e semelhantes:
1 - 99,99999% dos que postam no site quando recebem direitos de subscriçao ou outra forma de subscriçao é algo como 13 ações. Se o preço de compra já não faz diferença nesse caso ainda menos ainda.
2 - Diluição é bullshit total. Pode fazer diferença para quem tem 5% ou mais de um FII. Para quem tem 0,00013% nao faz a menor diferença. O que importa é aportar em valor se é em X ou Y tanto faz.
3 - Nenhum evento te dá nenhuma vantagem. A vantagem é trabalhar e poupar e aportar em valor diversificado todo mes.
4 - Se a subscrição é simples, so clicar num link ou enviar um e-mail, ok se quiser fazer faça. Se for dar rolo, se tem de ficar tentando entender, discutir no mural, falar com um monte de gente, preencher formulario, esquece, ignora.
5 - Vender os direitos ou recibos por 13 reais é só procurar rolo no IR.
Se mesmo assim quiser fazer, pague a DARF de 20% sobre o lucro e não pergunte sobre como declarar isso.
Sobre ignorar subscrições:
Não há problema algum em ignorar todas as subscrições. Não muda nada.
Ah mas um dia pode ter uma grande que te de um prejuizo.
Danesse nao muda nada da mesma forma.
Num patrimonio de dezenas de ativos durante 30, 40 anos isso nao faz a menor diferença
Sem contar que quem ignora subscriçoes tem a atitude de quem foca no trabalho e nao fica vendendo e girando e assim ganha o tempo que é muito mais importante do que supostas vantagens ou prejuízos em subscrições.
Entao a chance de quem ignopra subscriçoes mesmo eventualmente tendo um prejuizo eh MUITO maior do que a dos obcecados por subscriçoes no longo prazo pois estes estão sempre girando e sempre com o foco no mercado e não no trabalho e nos aportes.
Provavelmente quem ignora subscrições provavelmente vai ter patrimonio muito maior do que os obcecados por subscrições.
O foco em patrimonio
O foco em aportes e tempo
O foco no trabalho
Sempre vai levar a mais patrimonio
do que o foco no mercado
Isso não quer dizer que tem de ignorar subscrições para ter patrimônio. Pode ignorar ou não, tanto faz. Se for simples subscrever e você quiser subscrever não tem problema algum. O que não pode é ficaar obcecado e achando que subscrição é algum tipo de oportunidade.