Tenho uma tia que não tem marido nem filhos, e com quem sempre tive uma relação muito próxima — ela me considera quase como um filho. Ela está envelhecendo, tem entre 70 e 80 anos, e embora tenha tido problemas psiquiátricos no passado, hoje é relativamente funcional. Sempre me ajudou em tudo.
Recentemente, ela comentou que queria me passar um dinheiro para que eu investisse ou deixasse nos EUA (onde moro), pensando em proteger em dólar. Eu disse que não, que não queria pegar o dinheiro dela de jeito nenhum.
Então ela insistiu: se eu não quisesse o dinheiro para mim, se eu poderia pelo menos ajudá-la a investir. Disse que está ficando velha, sem saúde, e já não consegue mais lidar com essas coisas. O dinheiro está aplicado em um LCA no Banco do Brasil que vence em alguns meses. Confesso que fiquei surpreso, pois não sabia que ela tinha tanto guardado.
Fico dividido: por um lado, tenho receio de me envolver e, se algo der errado, acabar sendo responsabilizado; por outro, me sinto muito mal em simplesmente dizer "se vira", principalmente porque ela sempre esteve ao meu lado e me ajudou. Ela mesma comentou que não confia mais no banco e tem medo de cair em golpes ou em más recomendações do gerente.
Se eu fosse estruturar algo para ela, pensaria em:
Deixar uma quantia razoável em poupança, para liquidez imediata;
Aplicar outra parte em Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ com juros semestrais;
Uma fração muito pequena em ações no Brasil e uma menor ainda em ações nos EUA.
O problema é que ela não sabe nem ligar um computador. Estou em dúvida sobre o que fazer.