Uma reflexão que tenho tido e que acho que possa ajudar alguém é sobre a origem da Sardinhagem (girar a carteira, comprar ativos que acha que vai bombar roubando no Bastter System, comprar a Vaca Leiteira, buscar dividendos). Não seria a Sardinhagem uma manifestação da Ansiedade Generalizada, ligada ao fator emocional?
Vivemos em um mundo acelerado, pressões no trabalho, contas acumulando, mudanças na vida, cobranças internas. O investidor, em meio a essa agitação, pode começar a usar a bolsa de valores como uma válvula de escape emocional. A busca por recompensas imediatas na carteira - roubar no BS, dividendos altos, ações que vão bombar - vira uma tentativa de compensar a ansiedade que ele não está conseguindo lidar em outras áreas da vida.
É como se a corretora se tornasse um ansiolítico de bolso. Cada dividendo pingando é um pequeno alívio. Cada nova compra de uma ação que você ache que vai bombar, vai pagar muito dividendo, traz uma sensação de controle que "acalma". Mas esses alívios imediatos tem um custo: deteriorar sua construção de patrimônio no longo prazo, levar o investidor a ter muito menos do que poderia, se ele se auto controlasse melhor.
Perceber que a Sardinhagem pode ser um sintoma da ansiedade do dia a dia pode mudar completamente o jogo. Por que ai entra o ponto mais poderoso: tratar a causa e não o sintoma.
Por exemplo: fazer mais esporte, escrever um diário sempre que surgir vontade de mexer na carteira, identificar gatilhos emocionais, psicoterapia, ou até mesmo tratamento medicamentoso para a Ansiedade.
Um investidor menos ansioso consegue imprimir na sua forma de investir uma maior disciplina, paciência, constância e seguir um plano mais racional - que sem sombra de duvidas vai aumentar muito as chances de terminar com mais patrimônio.