1 Declaração de indenização de VGBL recebida por morte do titular comentada em 23/05/2025 12:24 Imposto de Renda Heiro em 23/05/25 9:51 comentada em 23/05/2025 12:24 Prezados, bom dia.Recebi uma indenização de um VGBL de meu falecido pai.O informes do banco pagador está de acordo com os dados já pre preenchidos de minha declaração. Isto é, fazendo-se inserir os rendimentos em Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ.Não obstante, o valor ali lançado refere-se a apenas 36% do capital que caiu em minha conta e o informes do banco não informa como eu deveria declarar o valor remanescente (64% do recebido).Estou inclinado a lançar esses 64% como Rendimentos Isentos e Não Tributaveis - Código 03: "Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado (...)".Isso faz sentido se o IR incide apenas sobre os rendimentos do VGBL e se esses 64% referem-se aos aportes de meu falecido pai, mas não faz sentido o informes ter vindo sem esse detalhe.Como o banco não me deu resposta e não consegui encontrar uma solução segura, gostaria de saber se mais alguém aqui passou por situação similar. Grato!