Olá, pessoal.
Tenho uma carteira que na parte de FIIS é 100% composta por FIIs de tijolo há algum tempo. Estudei bastante antes de começar a investir, li alguns livros sobre o tema e também consumi muito conteúdo aqui da Bastter.
Lembro de uma orientação que guardei bem: começar pelos FIIs de tijolo, pois são mais simples de entender. Foi exatamente o que fiz, e isso me ajudou muito a desenvolver tranquilidade com os investimentos.
Agora estou dando meus primeiros passos no mundo dos FIIs de papel. Quero incluir 1 ou 2 na carteira, com o objetivo de aprendizado e diversificação controlada. Mas já percebi que a mecânica deles é bem mais complexa: indexadores diferentes (SELIC, IPCA), risco de crédito, duration, entre outras variáveis.
Tenho estudado principalmente os FIIs da Kinea, por já conhecer a gestora, e porque me parece um bom ponto de partida para entender melhor esse universo. Vi que tem um FII específico que está “bombando” no momento, mas minha ideia não é seguir modinhas, e sim caminhar com consistência e aprendizado
O que vocês recomendam observar primeiro para entender a dinâmica desses fundos, sem cair em ruído ou complicação desnecessária?
Eu sinceramente queria optar por fiis de papel, ainda que não fossem os "melhores digamos assim" mas que sejam os mais equilibrados e com foco em longo prazo