Bom dia Pessoal.
Esta e´a primeira vez que eu escrevo aqui no fórum e gostaria de pedir uma ajuda para resolver uma duvida que surgiu recentemente.
Eu tenho um casal de amigos que me chamou para investir num aplicativo na área medica.
Eles são um casal de médicos. Estes meus amigos pagaram uma empresa para avaliar a viabilidade do negocio. A ideia do aplicativo eu achei genial, apesar de não entender nada do negocio. A empresa que fez o estudo, também achou muito bom, inclusive esta disposta a entrar de socia na empresa.
Mas ai que começa minha duvida. Eu já percebi que a empresa gostaria de uma participação de 10-20% e não quer entrar com nenhum centavo, apenas pagar com seus serviços.
Ao analisar o estudo, eu percebi ou pelo menos achei que justamente os serviços que seriam prestados pela empresa estavam com valores superdimensionados. Obviamente porque quanto maior o valor do serviço prestado, maior a participação deles na empresa. O grande problema e´que tanto eu quanto meu casal amigo não temos a mínima ideia de quanto vale os serviços que a empresa prestaria. Que são basicamente desenvolvimento e atualização da parte tecnológica do aplicativo, além da manutenção da plataforma (cloud+suporte). O aplicativo em partes funciona como a Bastter, vivera de assinantes e terá vídeos e material para estudo para os assinantes. Tera lives também. Portanto, acredito que uma manutenção constante do aplicativo e cloud terá de ter mesmo, mas na minha opinião, uma vez criado o aplicativo, a manutenção não torna-se tranquila? Pouco gasto?
Pergunto isso, pois no estudo apresentando, as duas maiores despesas da empresa, serao esta parte de tecnologia e os profissionais da saude que gravarão vídeos e lives e serão os grandes responsável pelo conteúdo do aplicativo.
Na minha opinião, as pessoas mais importantes do aplicativo, serão estes profissionais da saúde que são a razão da existência do aplicativo. É o material que estes profissionais da saúde fazem que chamara assinantes para o site. É como o Bastter e todos os outros moderadores da Bastter, nos assinamos o site porque eles estão la, para consumirmos as ideias e pensamentos deles. A ajuda no Imposto de Renda ajuda muito também, mas pelo menos para mim, e´secundario.
Sendo assim, eu acredito que os profissionais da saúde que devem ser os mais bem remunerados possível e NÃO o pessoal da tecnologia, que uma vez feito o aplicativo, apenas terá que fazer a manutenção do aplicativo, atualizações, suporte e cloud.
Segundo o estudo, o valor desta manutenção e suporte tecnológico, e´praticamente o mesmo que pagaremos aos profissionais. E estas são as 2 grandes despesas do aplicativo.
Eu posso estar errado, as vezes, esta parte tecnológica e´muito custosa mesmo e não tem jeito, tem de ser paga.
Outro pensamento que eu tive, e´que a empresa do estudo, realmente gostou da ideia do aplicativo e quer ser socia do aplicativo para ganhar com o sucesso do mesmo e também para perpetuar um alto ganho mensal. Pois se ela for socia, mesmo que minoritária, e´mais fácil ela manter a cobrança dos altos valores, pois ela e´socia. Se a empresa de tecnologia fosse apenas uma contratada do aplicativo, se estiver caro, troca-se, simples assim. Mas se ela for socia, não e´tao fácil assim.
Enfim, minha duvida e´; uma vez criado o software do aplicativo, a sua manutenção, suporte, cloud (todos os meses novos assinantes devem entrar no aplicativo e muitos vídeos devem ser postados no aplicativo e lives também) custa tanto assim? O custo desta parte tecnológica, chega a 30-40% do custo mensal total do aplicativo. E eles atrelaram a quantidade de assinantes ao valor pago na parte tecnologica, ou seja, deixaram como um custo variavel. Entao, aumentando o numero de assinantes, aumenta tambem o custo da parte tecnologica. E tem tambem um custo fixo, ou seja, eles ganham um fixo tambem.
Para os três primeiros anos, pensamos em 3500 a 7000 assinantes.
Como grande chamariz para atrair os profissionais de saúde, toda visualização que o vídeo do profissional tiver, pagaremos um valor. Mesmo que esta visualização seja de um NÃO assinante (Um não assinante não conseguira ver o vídeo inteiro, apenas o suficiente para ele se interessar em ser assinante). É o famoso “ você profissional da saúde, se tiver um vídeo na nossa plataforma, vai ganhar enquanto dorme, já que pode ter alguém vendo o seu vídeo na madrugada”.
E por ultimo, se o custo desta parte tecnológica for bem mais baixo, como eu desconfio, poderemos pagar mais os profissionais da saúde, para que eles tenham mais interesse em trabalhar com o site e também diminuiremos o custo do aplicativo. Diminuindo o capital investido e obtendo o retorno do investimento bem mais rápido!!!!
Pessoal, se puderem me ajudar, eu agradeço imensamente. Eu não entendo nada de tecnologia, mas achei a ideia do aplicativo tao genial que estou disposto a entrar no investimento. Mas com esses caras do estudo de socios, tenho duvidas. Se eles mentiram no estudo para facilitar a entrada deles como sócios no aplicativo, acredito que não sejam pessoas honestas. E fazer negocio assim, eu não acho bacana. E olha que o estudo foi pago. Eles teriam a obrigação de serem os mais honestos possível.