Estou criando este tópico a pedido do Bastter =)
Você já deve ter se perguntado o porque desta religião, onde o deus é o retorno financeiro, encanta milhares de asseclas ao redor do mundo e templos e mais templos (nós e mais nós considerando o termo apropriado para eles) são construídos diariamente para propagação de um protocolo computacional descentralizado, seguro, aberto a todos e unido por energia (
decentralized, secure, and permissionless, bounded by energy).
Como discutido anteriormente em outros posts a compreensão em maior profundidade depende de muitas nuances e conhecimento interdisciplinar.
Permitam me aqui penetrar muito superficialmente, e com bastante reducionismo, na mente destes asseclas para que compreendamos algumas concepções fundamentais que estes possuem sobre a realidade:
I. O Bitcoin possui a habilidade de armazenar energia financeira ao longo do tempo, ou seja, não é moeda e sim dinheiro.
II. A inflação, salvo situações esporádicas e radicais, é o aumento da base monetária.
Para simplificar, e muito, vamos considerar como a base monetária brasileira o M2, ou seja, soma do dinheiro físico em circulação e depósitos com liquidez imediata, como poupança e contas correntes remuneradas:

Portanto a base monetária M2 cresceu aproximadamente 106% em 10 anos. Para nosso modelo simplificado iremos considerar esta a inflação real brasileira.
Um ponto importante a se levar em consideração é que o Real é uma moeda chamada de não conversível, ou seja, apenas estabelecimentos em nossa amada pátria aceitam a moeda (talvez alguns amigos na Argentina e Paraguai aceitem também =)), e é empregada em pagamento de impostos apenas no Brasil.
Para uma análise mais apurada precisamos comparar o Real a uma moeda chamada de conversível, ou seja, aceita mundialmente, então podemos balizá-lo com o franco suíço, sim poderíamos pois chegamos agora da Suíça, porém vamos adotar o Dólar como moeda conversível frente ao Real:

Assim considerando que em 10 anos o Real vem perdendo valor frente ao dólar, nossa inflação em moeda conversível seria de aproximadamente
164%, ou 16% ao ano.
III. Retorno real das Ações (Tradfi) é negativoAqui muitos asseclas erram, pois, consideram que ativos tradicionais não possuem capacidade de vencer a inflação real, vamos analisar o retorno real dos 15 primeiro ativos na nossa querida lista de ações da Bastter, considerando o retorno de 10 anos informado pelo site, menos a inflação real que estamos adotando no nosso modelo:

Acima percebemos que empresas excepcionais conseguem proporcionar retorno acima da inflação de nosso modelo. Então sim é uma falácia propagada pelos asseclas que ativos tradicionais não superam a inflação real.
IV. Retorno real do TD (Tradfi) é negativoNeste ponto os asseclas estão alinhamos com bilionários (ie. [REMOVIDO] HODL forever), o TD não vence a inflação real anual de 16% do nosso modelo (simplificando prêmio em 6%):
V. Retorno real do BTC

Se descontarmos a inflação real do período de 10 anos (106%) o retorno do BTC de 10 anos é inacreditável. É o ativo de maior retorno antes visto no planeta água.
Dentre a comunidade de asseclas a fé é forte mas alguns fraquejam, a maioria destes seres acreditam na diminuição do retorno futuro conforme a adoção se propague. Um dos modelos mais famosos é do Eminentíssimo e Reverendíssimo Cardeal Michael Saylor: (fonte primária teológica
GitHub - bitcoin-model/bitcoin_model: Bitcoin Model is an open-source model designed to simulate long-range outcomes of various Bitcoin strategies tailored for individuals, corporations, institutions, and nation-states. Users can input their own assumptions, making it a model that everyone can use.)

O Cardeal acredita como
base case que o BTC continuará a crescer 50% ao ano, e este retorno será reduzido 2,5% ano ano até estabilizar em 20%. (Fato curioso é que este Cardial acredita que o BTC é binário, se não for a 0 engolirá toda a reserva de valor do mundo)
VI. Why is hard to unsee it?
Seguidores desta religião tem sérios problemas financeiros quando descobrem que o sistema tradicional acredita que a taxa livre de retorno em moeda conversível é de 4,5% aa (US Treasury 10y) e entram em frenesi.
Estes asseclas entendem que a correta taxa livre de retorno deveria ser no mínimo 30% aa, taxa muito mais conservadora que a do modelo do Cardeal Saylor.
Estes seguidores possuem um cânon, nada tem a capacidade de gerar essa taxa livre de retorno enquanto a base monetária continuar a ser expandida desta maneira, e que nada a fará parar de expandir, como o universo de Stephen Hawking.
Este é um pequeno vislumbre sob esta religião...
Talvez, no fim, seja mais sobre fé do que finanças.