Desde sempre sou entusiasta das IAs e tenho usado cada vez mais no dia a dia, mas desde o sábado passado algo fascinante aconteceu.
De posse do Claude Code ($20 mensais), criei um aplicativo razoavelmente complexo do zero até ficar 100% pronto para a Play Store (android) e App Store (apple),
sem programar 1 linha de código. Em resumo foi assim:
1. Abri o Vscode (IDE de desenvolvimento)
2. Executei o Claude Code num terminal - ele abre uma interface de chat
3. Pedi para criar um projeto do zero com o git (ferramenta de versionamento).
4. Pedi para criar a tela principal do app, um mapa que você arrasta (draggable), usando uma tecnologia web (vue.js, poderia ser qualquer outra)
5. Funcionou com ressalvas, porém a borda do mapa ultrapassava o limite da tela
6. Pedi para ele ajustar esse comportamento, ele fez a mudança
7. Segui assim até ficar pronto - bugs, refatorações do código, mudanças até simples de parâmetros, commits, TUDO pedi para a IA.
8. Hoje é quinta-feira e comecei no sábado - menos de 1 semana e estou jogando aqui o app na Play Store e App Store.
Em menos de 1 semana!Como não ficar impressionado?
Algumas observações para quem se interessar a fazer algo assim:
a) Já tenho ampla experiência com a tecnologia e programação, então tive a sensibilidade de pedir para ele criar componentes separados, ao invés de jogar tudo numa classe só; ou quando ele começava a repetir código ou funções pedi para refatorar e reutilizar.
b) A IA erra. Bastante! Alguns erros óbvios estouram na tela, outros exigem alguns testes para perceber e então pedir para o próprio corrigir. Mas ele corrige. Às vezes demora até conseguir corrigir, e em uma oportunidade preferi voltar uma versão do código e reiniciar a conversa... Até ele corrigir.
c) Para determinada tarefa que exigia uma animação de imagens, utilizei recursos de um site de assets e pedi para a IA criar um programa auxiliar em Python para processar essas imagens adequadamente. Mais uma vez: sem programar 1 linha de código, porém com idas e vindas até acertar.
d) O app vai entrar no ar em sua primeira versão. Depois o quão trabalhoso será para manter? E para adicionar funcionalidades como compras in-app, compartilhamento, ads, etc? Não sei dizer. Mas não há dev júnior/pleno no mundo que me entregaria algo assim em menos de 1 semana sem usar IA, e eu com toda a experiência só o faria com muita motivação.
e) A lição que fica é: o momento agora é ideal para quem quer lançar algo usando todo o poder da IA, porém essa janela não ficará aberta para sempre. Imagino que com o avanço natural dela, as idas e vindas diminuirão e usuários mais leigos conseguirão criar produtos - menos valiosos, consequentemente.