Apesar da mídia da um grande importância ao que acontece no intraday do mercado, os pre- market e after-market são os momentos que de fato há normalmente uma precificação mais relevante. E isso não é complicado de entender e visualizar.
São nesses horários que os eventos mais importantes relacionados as empresas acontecem.
Por motivos óbvios, é antes do mercado abrir ou depois que o mercado já fechou que as empresas divulgam resultados ou fatos relevantes como aquisições de outras empresas ou a sua venda. Sem contar aumento de juros do BC e outros eventos relevantes que impactam na analise do mercado.
E são justamente nesses eventos que o mercado confronta expectativas com realidade e precifica com melhor embasamento as ações. São nesses momentos que euforias são frustradas ou pessimismos são rebatidos. Quando o mercado abre, essas questões já foram consideradas e precificadas.
Pode pegar gráfico de qualquer ativo e você verá que as grandes altas e grandes quedas diárias estão associadas majoritariamente a essa situação e esses eventos.
Segue um exemplo para ilustrar isso:
O mercado vinha com certa expectativa dos resultados da Nike ao longo do últimos meses. Tinhas oscilações e especulações normais diárias, porém pela falta de informação, pouca coisa aconteceu.
Finalmente o resultado saiu e surpreendeu positivamente o mercado (apesar de ter piorado, piorou menos que o esperado.) O resultado foi uma subida relevante after-market e a subida de +10% no pre-market do dia seguinte ao anuncio do resultado.
Ver maisOu seja, a maior parte da subida (caso a tendência se concretize, o que normalmente acontece) vai ter acontecido quando sequer o mercado estava aberto.
E é sempre assim. É principalmente no pre-market e after market que se tem essas grandes oscilações em função de serem os momentos de prova real do que o mercado achava com que a empresa entrega. Quando mercado abre muito disso já está precificado. Logo, geralmente, pouca coisa acontece no intraday.