Link para o FAQO princípio do funcionamento do BS é o controle de risco da quantidade de ativos que você tem e o equilíbrio através do aporte mensal que é um dos pilares da Filosofia Bastter.com. Por isso, não faz sentido a venda dos ativos para equilibrar os percentuais, mas sim o aporte nos que estiverem mais defasados.
O Bastter System funciona comparando o percentual objetivo que você definiu para os investimentos e o quanto tem na carteira. Para equilibrar, ele indica a classe e ativo que estão mais para trás e deve receber um novo aporte.
Exemplo: Defini que quero ter 50% renda fixa 50% ações.
Após meu aporte, tenho 65,10% em renda fixa e 34,89% em ações.

Neste caso, o BS irá mostrar que a classe Ações está mais para trás dos objetivos, e o aporte será nela.
Entrando na classe Ações, o sistema irá mostrar qual ação está mais distante do objetivo.

Através do Onde Aportar é listado de forma consolidada as classes e seus respectivos ativos priorizando os mais defasados em relação aos objetivos/pesos definidos para aporte.
No início, caso não tenha nenhum investimento, o primeiro aporte vai ser em qualquer investimento - todos estão com a mesma distância do objetivo, então tanto faz por qual vai começar. Após alguns aportes, a dinâmica do sistema começa a funcionar melhor.
O mesmo vale para uma nova classe de ativos: Eu não tinha FIIs, defini esse ano que vou querer ter 15% do patrimônio em FIIs. Naturalmente, o BS vai mostrar que a classe está mais para trás e indicar por meses o aporte nesses ativos.
Por isso o ideal é começar com um percentual baixo em uma nova classe de ativo.