Alguém aí já viu o filme “Um Senhor Estagiário”? Pois é… sou eu, uns 15 anos mais novo kkk.
No filme, o personagem Ben (Robert De Niro) já tem uns 70 anos, é viúvo e está cansado de viver a rotina de aposentado. Então resolve voltar a trabalhar — mas não em um cargo que ele ocupava no passado: agora ele volta como estagiário. Loucura, não é? Pois é, isso aconteceu comigo, de uma forma um pouco diferente, é claro.
Meu primeiro ano foi um ano sabático forçado, por causa da pandemia de Covid, em 2020. Foi um baque pra todo mundo, e pra mim não foi diferente. Eu era muito ativo no meu trabalho e, como não fui desacelerando, nas primeiras semanas continuava acordando cedo, muitas vezes assustado, achando que tinha perdido a hora de ir trabalhar. Tinha vezes em que eu até ficava em dúvida se estava mesmo aposentado ou se estava sonhando. Muito louco!
Meu tempo disponível ficou tão grande que comecei a ler muitos livros. Mas os livros já não bastavam, então comecei a fazer cursos online, porque minha mente ainda estava acelerada e a doideira do Covid deixava as pessoas paranoicas.
Passada a fase crítica da pandemia, me mudei para fora com a minha família e, lá, busquei um novo emprego. Quando você está fora do seu habitat, ninguém te conhece — então resolvi não contar nada de mim para as pessoas e começar do zero. Não como estagiário, como no filme, mas como ajudante. Foi bem louco recomeçar a vida mais velho, fazendo atividades de gente mais jovem. No começo, pensei em desistir desse caminho, mas eu tinha um propósito muito maior: dar à minha família uma experiência diferente da que tínhamos. Parei minha carreira de uma pessoa muito ocupada — e, por vezes, até ausente — para ter um trabalho mais simples, que me desse mais tempo com eles. Claro que o fato de estar aposentado e ter essa renda passiva me deu tranquilidade para fazer essa escolha.
Nesse tempo, pude ajudar minha esposa a realizar os sonhos dela. Pude dar mais atenção às minhas filhas e permitir que elas tivessem oportunidades melhores do que as que estavam tendo. E daqui a um mês elas começam na faculdade! Agora to ficando velho mesmo.
Vocês não vão acreditar, mas até as crises de coluna que eu tinha por conta do estresse do trabalho acabaram. Passei a me exercitar mais, a ter uma mente mais em paz e a ajudar mais nos afazeres de casa e na responsabilidade com as filhas, aliviando minha esposa.
A pior parte de estar aposentado e não estar trabalhando, principalmente quando se aposenta um pouco mais novo, é ter a sensação de que se está perdendo alguma coisa. De que ficou para trás. Aquela sensação de ficar de fora, sabe como é? Talvez você ainda não saiba. Por isso é tão importante continuar com a mente ativa. Sem estresse obrigado.
A melhor parte de estar aposentado é ter tempo para fazer as coisas que realmente importam pra você. E, assim como na fase produtiva, quando se está trabalhando, você precisa ter novos projetos. Para cada fase da nossa vida existe um projeto diferente — por isso é importante preparar essa nova fase com um novo propósito. Então eu encontrei o meu, e você já se preparou para o seu?