Link para o FAQVIT D é uma das modinhas atuais e infelizmente tá cheio de profissional ruim indicando e pior, indica o laboratório para fazer trocentos exames e a farmácia de manipulação que você deve fazer a medicação o que por si só já define a picaretagem. Em primeiro lugar só o fato de você ter um exame com VIT D baixa, que provavelmente nem devia ter feito se não tá sentindo nada e é saudável, não indica suplementar ainda mais com injeções:
"Pode ter muito viés nesses exames.
- resultado errado
- nível de corte errado
- método de dosagem errado
- a curva populacional e uma curva normal, algumas pessoas não vão estar na média mas não vão ter problemas com isso.
- será que corrigir essa alteração vai ter algum benefício ?
- qual o grau de benefício ?
- qual o grau de maleficio ?
- será que esse exame não e só uma marcador ?
Vitamina D em excesso pode levar a lesão renal e necessidade de dialise."
- Seneka
Sobre a necessidade de exposição ao sol:
"mas o tempo necessário, nesse estudo, para produzir a vitamina D "recomendada" (novamente, não sabemos o consenso sobre isso) variou entre 3 minutos para pessoas de pele mais clara com o sol em 12h no verão local, até 70 minutos para o mesmo tipo de pele no sol de 12h no inverno, no mesmo local
em horários mais "brandos" de inclinação do sol, o tempo necessário foi muito maior
e aí, como saber quanto de sol tomar?
simples, não sabemos! as condições variam todo dia, e NÃO EXISTE consenso sobre exposição segura à UV do sol (fator de risco para câncer de pele)
mas se você se expõe pelo menos alguns momentos do dia ao sol (diretamente ou indiretamente), é muito raro que tenha deficiência de vitamina D em um país tropical
em alguns dias/semanas vai se expor mais e ter mais vitamina D, no inverno se expõe menos, mas não é um caso extremo como nos países nórdicos
além disso, alguns alimentos como peixes, ovos, leite de vaca, todos tem quantias significativas de vitamina D que complementam a produção na pele
então resumindo o que eu penso sobre essa "vitamina":
- PROCURAR UM BOM MÉDICO CLÍNICO, seguir os exames e orientações dele;
- tenha uma alimentação boa e diversificada, naturalmente reduz as chances de ficar com deficiência e complicação real por falta de nutrientes;
- fugir de bullshit de oligo~, neura com falta de vitaminas, etc, a menos que seu CLÍNICO CONFIÁVEL diagnosticar isso;
- não se expor ao sol sem proteção UV, mas com bom senso e proteção"
- Giovanni
"- Para o corpo produzir o necessário para o metabolismo: Um braço exposto por 30 minutos 3x/semana em dias nublados em São Paulo é suficiente.
- Não se sabe ao certo o valor de referência de normalidade: de uma hora pra outra toda população mundial se tornou deficiente?
- Os trabalhos feitos não mostraram diminuição de risco de câncer, doenças autoimunes (muito propagadas pelos charlatões), depressão, etc, etc.
- Se necessitar de reposição, deve ser feita por via oral nas doses habituais.
- Altas doses de vitamina D causam danos: nefrotoxicidade, intoxicação neurológicas, calficificações desordenadas (isso é bem visto nos pacientes com insuficiência renal - uma das fases da ativação é feita no rim): esses pacientes tem que repor vitamina D e tem efeitos colaterais devido a isso.
- As pessoas jovens que tomam vitamina D por ser a moda do momento, devem saber que provoca calcificação nas artérias, que um dia provocará problemas.
- NÃO SE CONSEGUE REPOR "DEFICIENCIA" COM EXPOSIÇÃO SOLAR PROVOCADA: interessante que já fizeram trabalho com SURFISTAS e eles eram "deficientes" (?!?!?)"
- Professor Carlos Bruno