Prezados, bom dia. Sextou.
Conheço um colega médico que está "viciado" em trade. Nunca me procurou muito para falar disso, apenas mostrar seus ganhos estratosféricos e, empolgado, querendo me ensinar.
Respota sempre é: não tenho dinheiro, to construindo, salário só pra comprar tijolo, etc.
Sempre foi muito endividado, chegando a dever inclusive para agiotas, o que o fazia trabalhar alucinadamente: 96 a 108 horas semanais. Trabalha na base do venvance, devido ao seu TDAH.
Recentemente, recebeu uma herança muito grande (diz a lenda se tratar de centenas de milhões). Tem desde então reduzido sua carga horária, o que me preocupa, pois sou o gestor da escala e o melhor perfil de médico que existe é o endividado com 3 casamentos prévios e 4 pensões para pagar. Esse trabalha mesmo doente e pega todo plantão extra que sobra.
Me procurou, como sempre faz, para mostrar seus ganhos. Elogiei, pois não adianta falar mal e, quem sabe, ele volte a precisar trabalhar um dia devido a esse vício (contém humor ácido / ironia, que não é facilmente percebido na linguagem escrita, portando destaco aqui para não ficar parecendo uma pessoa má - é apenas humor pois falo isso pra ele inclusive).
Só que, desta vez, ele falou algo de novo: "Viu, você pode abrir uma conta no seu nome, colocar um dinheiro e me passa só a senha que eu opero pra você! Como trader, eu cobro 40% do lucro mas com você é chefe não vou cobrar nada!", falou o colega exasperadamente eufórico.
Obvimente, macaco velho que o sou, dei alguma desculpa e recusei a proposta irrecusável.
Eis que a história, como tinha que ser, deu ruim e o desenrolar não terminou em tragédia pois os envolvidos são adultos e muito amigos, mas dependo da situação poderia ter acabado em morte...
Basicamente, ele fez isso com um outro colega de plantão. "interaram" mil dólares, 500 cada.
O combinado era ele fazer trade até ter algum lucro e, ao realizar o lucro, 40% ficaria pro operador (além da sua parte no capital empregado).
O colega investidor (não o que opera, o que emprestou dinheiro) acompanhou as operações e ficou extasiado: em 4 dias, conseguiu transformar mil dólares em 50 mil dólares. Nisso, ele pediu que cessacem as operações, sacasse o dinheiro.
O operador, disse que iria só terminar aquele dia de trade e, em seguida, pediria o resgate. O incrível da história? Conseguiu mais lucro e transformou agora em 80 mil dólares. Pediu o resgate.
No dia seguinte, teve sua conta bloqeuada na corretor de forex em que estava operando, sob argumento que o saque não poderia ser feito uma vez que haviam indícios de fraude / uso de BOT nas operações e por isso seria necessário uma perícia da polícia federal para determinar se havia esse risco ou não.
Colega jura de pés juntos que 2 dias depois apareceu em sua casa uma equipe da polícia federal, que fizeram diversos testes em seu computador, instalaram pen drives etc para chegarem à conclusão que: não havia fraude, ele havia de fato operado pessoalmente. Questionaram diversas etapas de sua estratégia. Estariam retirando o bloqueio para permitir o saque.
No dia seguinte, ansioso para sacar o dinheiro, entrou e encontrou sua corretora com o saldo zerado. Entrou em contato e disseram que, tão cedo foi retirado o bloqueio, os valores foram transferidos para outra conta, que provavelmente haviam hackeado sua conta e que ele não poderia reclamar pois "tinha um perfil público na conta onde todos viam o sucesso de seu trade e seu saldo" e não havia configurado proteção em 2 etapas. No fim, ambos perderam tudo.
Algumas ponderações:
1 - Será que quem foi na casa dele realmente era da polícia federal?
2 - Será que quem mexeu no computador, não foi quem hackeou?
3 - Será que houve hack mesmo ou apenas um golpe da corretora?
4 - Existe alguma garantia que uma corretora forex seja "séria" / regulamentada?
5 - Como pode uma corretora transferir dinheiro de uma pessoa para conta de outra?
6 - E se o amigo que resolveu investir dinheiro não fosse de boa, grande chance de morte / perda de amizade / conflito ??
7 - Fiquei de fora por ter aprendido tanto por aqui, fosse em outros tempos provavelmente teria perdido dinheiro e ainda ter arrumado briga com os envolvidos...
Achei legal contar essa história de sextou.