Galera, tudo bem?
Sou assinante aqui do site há uns 5 anos e só tenho gratidão por tudo que aprendi nesse tempo. Não só sobre finanças, mas também sobre saúde, família, rotina, paz de espírito… enfim, todos os pilares que fazem a gente buscar ser uma pessoa melhor de verdade.
Tenho pensado muito sobre meu momento de vida e resolvi abrir um pouco aqui com vocês porque sei que muitos têm uma mentalidade parecida com a que eu busco.
Sou engenheiro, trabalho numa posição boa, com cargo de coordenação, ganho bem, e em teoria não teria por que reclamar. Já morei e trabalhei na Europa, já fui pra Ásia a trabalho, tenho uma carreira sólida. Mas a verdade é que tô cansado. Não é físico, é mental. E esse sentimento não começou agora… já tem mais de um ano que venho sentindo isso. Algumas coisas boas ainda me alegram no trabalho, claro, mas são momentos pontuais. Quando fui pra Ásia, por exemplo, me deu um gás absurdo. Voltei com ânimo, fiquei uns três meses empolgado, com energia. Mas depois… tudo voltou. A rotina pesa de novo, o desânimo vem, a dúvida aparece.
Tenho um valor razoável guardado, o que me permite pensar em tirar um tempo sabático sem desespero. Tô me candidatando a vagas remotas part-time, de preferência em dólar, que me deem mais flexibilidade. Quero me reconectar comigo mesmo, cuidar da saúde, fazer exercício, dormir melhor, estudar com calma, ficar mais próximo da minha família (moro em outro estado, sozinho) e aprender coisas novas com prazer.
Pensei até em empreender de leve, dentro da minha área. Escrevi uma apostila técnica, criei um site, fiz um sistema automático pras pessoas baixarem o material… recebi feedbacks muito bons, mas me falta energia pra levar isso adiante. E nem sei se é por medo, desânimo ou só o cansaço mesmo.
Ao mesmo tempo, tenho 31 anos, tô no auge da carreira, e poderia continuar crescendo financeiramente por mais alguns anos. Ainda não sou casado, não tenho filhos, mas namoro há bastante tempo e penso em construir uma família. E aí fico nessa dúvida: será que esse é o último momento da minha vida em que eu poderia tentar uma mudança mais profunda, sem afetar ninguém à minha volta?
Sinceramente… eu não sei mais o que fazer. Não sei se é preguiça, se é ingratidão, se é loucura. Me ajudem.
Alguém já passou por algo assim? Já parou um tempo e voltou melhor? Mudou e se arrependeu? Esperou demais e depois sentiu que perdeu o timing? Como foi a decisão pra vocês?
Se puderem compartilhar experiências ou reflexões, agradeço demais. Valeu mesmo por esse espaço.