5 Perdi uma grande oportunidade por não saber inglês comentada em 28/07/2025 15:44 #VAILAEFAZ paizao em 26/07/25 13:08 comentada em 28/07/2025 15:44 Há uns 30 anos (papo de velho, né?), eu trabalhava fazendo calibração e manutenção de equipamentos eletrônicosNaquela época, surgiu uma oportunidade para alguém fazer um curso de 2 anos no Texas, com tudo pago e ainda recebendo salário em dólar. Eu tinha pouco tempo de empresa, então mandaram todos fazerem a prova, mas o critério era claro: primeiro passar na prova e, depois, ter mais tempo de casa ajudaria na escolha.Eu nem me preocupei muito em estudar, porque havia outros com muito mais tempo de empresa que eu e, na minha cabeça, seriam eles os escolhidos. Esse era o meu pensamento.Resumo: fomos fazer a prova, que era toda em inglês — 60% áudio, 40% gramática.No final, ninguém passou! Ou seja, se mesmo eu, com apenas 1 ano de empresa, tivesse me preparado e passado, teria tido uma grande oportunidade para começar muito bem a minha carreira!O aprendizado que tive com isso foi que a gente sempre deve estar preparado, mesmo quando as circunstâncias ao nosso redor não parecem favorecer mudanças.