Pessoal, estou fazendo um curso de 4 semanas sobre "As faces da adolescência", cujo objetivo é tratar dessa fase tão importante e desafiadora na vida de nossos filhos.
Na última aula, um ensinamento me chamou a atenção:
"
O adolescente não é um adulto pequeno, mas sim uma criança grande, do ponto de vista emocional".
Essa frase ficou na minha cabeça e resolvi colocá-la à prova.
Certa manhã, enquanto eu brincava de cavalinho com minha filha de 5 anos, a minha filha adolescente, que tem 13 anos, estava perto e observando tudo. Após o término da brincadeira, perguntei: "Filha, você tem quer vir de cavalinho no papai?". Ela logo respondeu: "Eu quero!!!", toda empolgada.
Ela, com seus quase 1,70 m de altura, subiu nas minhas costas e comecei a correr com ela. Foi um momento muito engraçado, que nos gerou muitas risadas! No outro dia, foi a mesma coisa.
O que podemos concluir? Muitas vezes, começamos a dar menos atenção aos nossos filhos adolescentes e exigir determinadas posturas mais adultas, condizentes com a idade deles que, a nosso ver, já deveriam ser tomadas. Porém, não podemos perder de vista que o tamanho pode ter aumentado, mas o gosto e a necessidade de atenção e de carinho continuam o mesmo! =)