Professor Pasquale disse:
Eu sei que gratidão virou um pouco papo de coach, principalmente quando falam para agradecer por coisas que fazemos rotineiramente, como andar, e acabamos desvalorizando isso. Eu mesmo já ouvi que é besteira, por exemplo, agradecer por respirar rsrs.
Mas aí, há dois meses, eu tive uma lesão no joelho. Quebrei em dois lugares, lesionei ligamentos, patela e tive um derrame articular. Sozinho, jogando futebol haha. Serão seis meses de tratamento — já foram dois sem pisar, e agora estou há dez dias podendo andar, embora ainda com dores. Enfim, tudo isso para te dizer que só quando eu parei de poder andar é que passei a valorizar uma caminhada normal, acordar da cama e não precisar de ninguém para servir o meu café, por exemplo.
Logo quando me lesionei, escutei a seguinte frase: "O que você pode fazer hoje para que, ao chegar no final do ano, possa olhar para trás e pensar ‘esse problema foi a melhor coisa que poderia ter acontecido comigo’?" E, no meu caso, foi me tornar mais grato. Fiquei mais grato quando tirei o imobilizador, mais grato quando larguei a muleta e, agora, mais grato por poder pisar.
Então, se você está passando por um momento difícil e acha que não tem por que agradecer, agradeça por caminhar, por respirar, por qualquer coisa que acredita ser básica hoje. Porque o básico de hoje pode se tornar o complexo de amanhã.