No começo de 2018, a 3M estava em seu topo histórico.
A empresa, conhecida por ser dona de marcas como Post-it e Scotch Tape, vinha entregando bons resultados financeiros, além de pagar dividendos cada vez maiores cada ano. Inclusive a empresa fazia parte ha bastante tempo da lista do Dividend Kings, ou seja, empresas que vinha aumentando seus dividendos há mais de 50 anos.
Essa lista dos Dividend Kings é muito utilizada por muitos como referencia para escolher boas empresas.
"Se está conseguindo aumentar os dividendos, é porque a empresa é boa" - é o que pensam as pessoas que utilizam essas listas.
Pois bem, a empresa teve seus problemas e piorou.
Alguns segmentos não estavam indo bem. A empresa recebeu multas bilionárias de processos coletivos, além de enfrentar diversos outros problemas. Consequentemente, o preço de suas ações caiu bastante.
A 3M, então, teve fazer uma restruturação separando e vendendo alguns dos seus negócios e ,mais especificamente no ano passado, CORTOU EM CERCA DE 50% OS DIVIDENDOS PAGOS, DEIXANDO DE FAZER PARTE DA LISTA DOS DIVIDEND KINGS.
Com essas medidas, a empresa se tornou mais eficiente, vem entregando resultados mais sólidos e o preço de suas ações tem refletido essa melhoria.
Ver maisResumo da obra: No momento relatado, a empresa estava aumentando os dividendos e fazia parte dos Dividend Kings e o investidor estava perdendo dinheiro. A empresa decidiu cortar os dividendos, fazer uma reestruturação que os negócios começaram a melhorar e que preço de seus ações passaram valorizar de forma significativa.
Inclusive quem comprou no topo e estava na empresa unicamente por causa dos dividendos, saiu e perdeu dinheiro. Quem estava e se manteve na empresa por causa de seus produtos e afins, hoje está quase empatado.
Isso serve como evidencia que dividendos e essas listas classificações, Dividend Kings, considerando exclusivamente o histórico pagamento de dividendos não tem nenhuma serventia e não devem ser utilizados como critérios. O foco do investidor deve ser a saúde da empresa, em especial sua lucratividade e eficiência. São essas características que irão direcionar o preço das ações da empresa.