Link para o FAQVocê tem um imovel de 1M, por exemplo.
Ele tende no longo prazo a acompanhar a inflaçao.
Aí você vende, coloca na Renda Fixa e vai morar de aluguel pretendendo pagar o aluguel com o dinheiro da venda, provavelmente seguindo conselhos de analistas ou youtubers.
Vamos aceitar que 1 milhão faz 6000 por mês.
Excelente!
Aí você aluga um imovel de 3000 e sobram 3000.
Que beleza né!
Isso que os analistas vendem!
Mas aluguel segue IGPM, o 1M no imóvel também seguia.
O principal na RF nao, o 1M na renda fixa se tirar os juros daqui a 10 anos continuara sendo 1M e irá comprar bem menos devido a inflação. 1M em dez anos será bem menos dinheiro do que 1M hoje, ainda mais num país com inflação alta.
Daqui a um ano o aluguel é reajustado para 3150, vamos dizer,
e sua RF continua produzindo os mesmos 6000 reais.
Vai chegar o momento em que o aluguel vai suplantar o que a RF produz de juros e ai pronto, começa a ter mexer no principal.
A tendencia do dinheiro portanto é ir a zero.
E pior, se mexe no principal, passa a render menos juros tende de mexer mais ainda no principal, a tendência de ir a zero se acelera a cada mês.
Claro que se vendeu um AP de 3M e foi morar no Q/S de aluguel bem baixo o processo sera bem mais demorado e pode ate morrer antes do dinheiro acabar, mas isso não é o usual, é a exceção. Na verdade a maiori que faz isso vai para um apartamento melhor e mais caro do que o que era próprio, senão qual a graça?
E ainda tem outro problema: Você vai começar a mexer no dinheiro.
Você não pode pegar três tijolos do seu imovel e transformar em 10 mil reais para comprar uma nova qualquer coisa,
mas no dinheiro da Renda Fixa pode e vai fazer com certeza.
Ou seja, trocou algo que tendia a acompanhar a inflação no longo prazo e ainda produzia renda e tinha baixa liquidez o que é bom nesse caso, pois impede de ficar mexendo no dinheiro, por algo que nao acompanha a inflação e é facil mexer. Receita certa para o dinheiro desaparecer.
A nao ser que o dinheiro seja MUITO mas MUITO grande em relação ao aluguel e não haja muito tempo de vida pela frente o que é rarissimo, o fim eh ficar sem o imovel e sem o dinheiro. E no caso de não haver muito tempo de vida ainda tem o incoveniente de morar de aluguel idoso, o proprietário pedir o imóvel e ter de se mudar correndo o que é bem complicado quando nas idades avançadas,
Isso tudo é estimulado porque aquele milhao nao tava produzindo corretagem, taxas, nada e agora vai começar a produzir inclusive porque a renda fixa vai ser fundos, debentures, etc e óbvio que ainda vão enfiar um monte de hora disso hora daquilo no coitado.
Analista que faz esta recomendação publicamente deveria ser preso. O mal que faz a diversas famílias é enorme. Não estou dizendo que um ou outro que saiba o que estyá fazendo não possa fazer isso numa situação específica da vida, mas para a grande maioria o fim vai ser ficar sem imóvel e sem o dinheiro.