Tenho um financiamento imobiliário há 4 anos - ou seja, com aquela taxa de 6,99% a.a + TR
Do valor original, já tinha amortizado uns 70%.
Esse foi um ano meio complicado em termos de despesas e eu achei que tinha uma ideia genial... Dado a subida da Selic: "E se ao invés de fazer amortizações extraordinárias, eu investir o dinheiro e pagar com o rendimento?"
Fiz isso nos primeiros 9 meses desse ano e paguei apenas as parcelas contratadas - (até porque, como falei, foi um ano complicado em termos de despesas, então eu também não tinha muita disponibilidade...)
Puxei um extrato do meu financiamento imobiliário e fiquei chocado com o que vi...
Nos últimos 9 meses, para cada R$ 100 que paguei de parcelas, amortizei apenas R$ 19. Ou seja, joguei fora 81% do que paguei.
"Ah... Mas a Selic está alta, vale a pena investir, bla bla bla"
Não existe absolutamente nada em que eu invista que vá cobrir 80% de desperdício.
Agora é fazer o possível para quitar o mais rápido possível - hoje mesmo fiz uma amortização de 1,5% do valor financiado - se eu fizer isso todos os meses, consigo quitar a dívida em 20 meses ao invés de 20 anos.