Link para o FAQPosts sobre o tema:
Plano de saúde (de novo) - #PAS - Bastter.comPlano de Saúde - Saúde & Esportes - Bastter.comPlanos de saúde coletivos, uma trajetória insustentável - #PAS - Bastter.comSeguro Saúde e Acidentes - Saúde & Esportes - Bastter.com Plano de saude empresarial e individual - #PAS - Bastter.comPlano de Saúde ou Poupança? - Bastter Blue - Bastter.comPlano de Saúde - 3 Idade - Saúde & Esportes - Bastter.comSeguro Saúde e Acidentes - Saúde & Esportes - Bastter.comPlano de saúde - Assuntos Gerais - Bastter.comhttps://bastter.com/mercado/forum/834680/assistencia-medica.aspx https://bastter.com/mercado/forum/832612/plano-de-saude.aspx http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras Função do plano de saúde - #PAS - Bastter.com"Como esse tema é recorrente, segue as principais dúvidas, as possibilidades, e uma sugestão de encaminhamento.
Claro que esta é minha interpretação que pode estar viesada/errada mas a ideia é que seja um ponto de início para a análise dos foristas na escolha de um plano de saúde.
Tentei organizar as informações que foram discutidas nos tópicos, mas tem bastante coisa incompleta - marquei com um [?] - então peço o apoio de todos para irmos refinando as informações e deixar um guia bem bacana.
1. Você precisa de um plano de saúde?
[ ] Não, vou morrer na fila do SUS.
[ X ] Sim.
Essa foi fácil. Se ainda tiver dúvidas:
https://bastter.com/mercado/forum/832612/plano-de-saude.aspx 2. Maiores operadoras:
[ X ] Bradesco.
[ X ] Sul América.
Operadoras maiores são uma sinalização (e não uma garantia) de que os planos podem apresentar menos problemas no ORUTUF.
3. Forma de contratação
[ ] Individual.
[ ] Empresarial.
[ X ] Coletivo.
Apesar dos planos individuais serem os mais indicados por oferecerem, comparativamente, menos riscos aos segurados, poucas operadoras oferecem este tipo de plano. Segundo pesquisa no site da ANS (
Guia de Planos) para São Paulo, SP, apenas a Unimed apresenta esta modalidade. Como esta operadora não foi apontada em (2), esta não é uma opção viável.
Planos empresariais são bastante vulneráveis, podendo sofrer reajustes/rescisões que favoreçam as operadoras em caso de doença grave do segurado.
Assim o plano coletivo por adesão, se torna única opção, mesmo que esta modalidade conte com reajustes anuais bastantes elevados. Neste caso é necessário realizar a adesão via uma entidade de classe (sindicato) e contar com a intermediação de uma administradora de benefícios (exp QUAL3).
4. Segmentação Assistencial
[ ? ] Hospitalar + Obstetrícia
[ ] Ambulatorial + Hospitalar + Obstetrícia
A recomendação é que o Plano cubra CTI + cirurgia. Na pesquisa que fiz não encontrei planos que cubram apenas a internação hospitalar, os planos cobrem no mínimo Hospitalar + Obstetrícia.
Este é um ponto que ainda tenho dúvida, penso se não faria sentido incluir os procedimentos ambulatoriais uma vez que não achei tão representativa a diferença de preço entre as duas opções. Além disso, no caso de se necessitar de serviços médicos não vou necessitar da realização de exames / diagnósticos? Qual a opinião de vocês?
5. Coparticipação
[ ? ] Sim.
[ ? ] Não.
Caros qual a opinião de vocês com relação a co participação?
Não localizei nenhum regulamento específico para analisar, mas a ideia de um redutor de sinistralidade parece fazer sentido. Vocês sabem se existe alguma limitação? Ou eu posso eventualmente pagar x% de uma conta de hospital bilionária?
6. Abrangência
[ ] Grupo de municípios.
[ ? ] Nacional.
Entendo que não faz sentido você ter uma cobertura restrita, a última coisa que você vai querer fazer em caso de doença grave é viajar por conta do tratamento. Confere?
7. Rede credenciada
[ ? ] Hospital excelente A.
[ ? ] Hospital bom B.
[ ? ] Hospital ok C.
A recomendação é que se tenham bons hospitais na rede. Mas não tenho ideia de como avaliar, vocês têm algum parâmetro ou sugestão de como encontro essa informação?
8. Acomodação
[ ? ] Enfermaria
[ ] Particular
Existe alguma diferença no tratamento entre estas duas opções? Ou isso se refere apenas ao fato de você dividir o quarto em caso de internação? Não me parece existir grande prejuízo no compartilhamento, mas também gostaria de ouvir a opinião de vocês.
9. IR
[ ? ] Gastos com plano de saúde podem ser abatidos da base de cálculo do imposto afetando o valor pago/restituído.
- oninja7
"Se vc não tem plano na empresa que trabalha (apenas as empresas e poucas pessoas estão sustentando planos tops atualmente), escolha o melhor que puder, o mais top, a maior cobertura, tudo do bom e do melhor DESDE QUE consiga pagar.
E este consiga pagar deve contemplar o valor de hoje, considerando os aumentos por idade e colocando 20-25% de aumento ano a ano (que são os que os tops normalmente fazem, ignoram qualquer inflação).
=> vc consegue analisar, para isto basta vc pedir a tabela atual e fazer uma projeção, não é difícil.
A não ser que vc seja muito rico ou já bastante idoso acredito que chegará a conclusão que em X anos ficará impagável (vejo isto todos os dias, pessoas que migraram do top, pro bom mais simples, depois pra um ruim, pro Sus).
Situações que devem ser verificadas com carinho levando em conta o pagável x impagável :
1- Nunca Mei (rompem unilateralmente e te deixam na mão) ;
2- Melhor dos mundos são os individuais porque aumentos são regulados pela ANS (mas vc não acha pra fazer) então é coletivo por adesão mesmo, entidade de classe e por aí vai ; Se achar uma boa empresa individual é muito melhor.
3- Enfermaria. Apto é melhor, mas o que vc economiza ao longos dos anos na enfermaria dá pra bancar apto numa necessidade e após 60 anos todos são obrigados a ter acompanhantes.
4- Avaliar diferença do só hospitalar x completo com ambulatorial. Aqui na minha cidade por exemplo os tops só hospitalar subindo dois dígitos % ao ano são mais caros que um um simples e honesto regulado pela ANS ,completo e com hospital e uti de bom nome. Então só fazer o hospitalar puro se for muita diferença de grana e/ou qualidade dos hospitais e utis.
5- Fuja da Co-participação.
6- Abrangência. Bons planos tem cobertura completa local com abrangência nacional para emergências. Este já atende.
O primordial na minha opinião é escolher um bom plano, com bons hospitais, mas que vc consiga pagar. Não adianta escolher um top e daqui a 2 anos precisar sair porque não aguenta os aumentos anuais e normalmente esta bomba estoura quando a pessoa está mais velha e mais precisa.
Analise tudo com muito carinho que escolherá o melhor pra vc e sua família.
Vc terá a dedução do IR limitado ao que teve retido na fonte. Não irão te devolver mais do que pagou."
- Turco1
"Tem alguns pontos bem relativos e vou contra-argumentar o
@turco1 para você
@oninja7 pensar melhor.
1- Plano individual seria melhor, mas não existe mais nessas operadoras. Empresarial e Adesão tem regras parecidas.
2- Isso ai.
3- APARTAMENTO SEMPRE (se couber no seu orçamento)! Não é pela privacidade, mas pelos Hospitais e Reembolso/ Pagamento da equipe sendo reembolso ou não. Planos enfermaria reembolsam a metade do valor da Equipe (Cirurgiões, anestesistas, visitas clínicas, instrumentadoras). Independente se você operar por reembolso ou pelo médico totalmente credenciado plano enfermaria paga metade. Além disso, Hospitais de ponta não aceitam plano enfermaria. Exemplos no Rio de Janeiro que não aceitam planos enfermaria ( Samaritano, Pró Cardíaco, Copa Star, Copa Dor, Quinta Dor, São José, São Vicente, etc). Por fim, muitos cirurgiões, ortopedistas, e outros especialistas não operam em hospitais de enfermaria, assim você fica muito mais limitado.
4- Plano Hospitalar sai mais em conta, no entanto, qualquer exame de sangue, Ultrasom, Tomografia e etc que você faça de rotina, sem estar internado irá pagar. Além de pagar consultas, mas isso não é o que pesa e sim exames complementares quando precisa de forma rotineira.
5- Co-participação tem muitas vantagens, com determinados limites de custo. Olhe o seu contrato, no geral tem limites por exemplo de custo para o paciente no máximo de 500 reais por internação (mesmo que sua conta seja 50 mil reais). Em exames complementares você será taxado em 20-30% com limite X de cobrança. Por exemplo, gastou 1000,00 em uma tomografia, você não pagará 300 reais, mas sim o limite X. Lembrando que tem que olhar o seu contrato. Lembre de olhar o contrato, Não existe almoço grátis.
6- Cobertura nacional.
Do resto é isso ai, vai depender do seu orçamento.
Se puder pagar um plano, pague. Se puder ter uma rede credenciada melhor, tenha. Faça apartamento. Co-participação tem que pensar."
- Marcus1
"Bom pessoal sou da área médica minha humilde opinião:
Plano de saúde é para desgraça = vide acontecer algo com vc ou sua família e precisar ficar internado 1 mês na uti.
Em uma uti na minha cidade de hospital meia boca a diária é 10 mil reais . Em um mês suas economias viram pó.
Em caso de necessidade médico especialista eletivo procure o melhor da área mesmo que seja particular. Vale a pena pagar... convênio no meu ponto de vista é para emergência e não para escolher médico."
- Tenisplayer
"isso eh tao simples
plano de saude tem de pagar internação nos melhores hospitais sem limte
o resto eh tudo perfumaria
tanto faz
faz um q pague a internação e pronto
sem isso vc morre
vou repetir pq na minha vida como medico vi muita gente se dando mal e ate morrer pq nao entendem o simples
plano de saude = INTERNAÇÃO SEM LIMITES NOS MELHORES HOSPITAIS
qq outra coisa eh perfumaria, tanto faz"
- Bastter
"Os planos se dividem de acordo (de forma regulamentar conforme proposto pela ANS) com:
Tipo de Contratação:
-Empresarial: modalidade mais barata, é quando uma empresa contrata o plano para seus funcionários, sendo eles responsáveis por pagar a mensalidade ou não (modalidade mais barata);
-Adesão: pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos;
-Individual ou Familiar: são os planos vendidos para pessoas físicas. Costumam ser bem mais caros.
Cobertura (mais de um tipo de cobertura pode ser aplicado):
-Ambulatorial: cobre consultas, exames e terapias simples;
-Hospitalar: cobre internações;
-Odontológico: cobre procedimentos odontológicos;
-Obstetrícia: cobre gestantes.
Acomodação:
Enfermaria: Em caso de internação você terá acomodação coletiva;
Apartamento: Em caso de internação você terá acomodaçõ individual.
Abrangência Geográfica
-Municipal;
-Grupo de Municipios;
-Estadual;
-Grupo de Estados;
-Nacional.
Coparticipação:
-Não coparticipativo: você paga apenas a mensalidade;
-Coparticipativo: além da mensalidade você paga parte dos procedimentos que usar até um limite financeiro mensal ou por procedimento (costuma ser bem mais barato).
Nesse portal da ANS é possível selecionar todas essas características e colocar um filtro de preço:
Guia ANS de Planos de Saúde - ANS - Agência Nacional de Saúde SuplementarAlém dessas características regulamentares, é importante observar características não regulamentares mas que fazem diferença, então é bom esclarecer as seguintes perguntas:
-O hospital referência em uma especialidade que posso precisar, ou que possuo um histórico de uso faz parte da rede desse plano?
-Existem prestadores de serviços de saúde nas especialidades que julgo mais importantes na minha região?
-Vou poder utilizar a rede de terceiros e pedir reembolso ou estou preso a rede de hospitais e prestadores do plano em questão? (muita atenção nesse ponto, pois diversas Operadoras que fornecem planos com atendimento apenas no hospital credenciado/próprio, mesmo existindo diversas opções no município)
Nesse link você pode ver a cobertura mínima obrigatória que todos os planos devem oferecer:
Consultar se procedimento faz parte da cobertura mínima obrigatória - ANS - Agência Nacional de Saúde SuplementarNesse link você pode verificar os prazos máximos que a operadora de plano de saúde tem para atender cada tipo de solicitação que você fizer:
Prazos máximos de atendimento - ANS - Agência Nacional de Saúde SuplementarRessalto que os valores variam muito (e dependem diretamente da sua faixa etária). Já vi mensalidades de menos de 50 reais até planos na casa das dezenas de milhares de reais. Então escolha com sabedoria um que te atenda bem, de preferência com uma boa rede de atendimento na sua região."
- pedmio
Reflexão do Paulo:
Me parece que é de alguma forma importante ter noção do que está acontecendo nesse setor.
Daí, acho que, além do faq, fica a reflexão:
1. Cuide da sua saúde da melhor forma possível para poder lidar melhor com as coisas.
2. Se possível tenham planos individuais, mas isso não te blinda da operadora falir. Quase não existe venda de planos assim, e os que tem são caros, mas se puder faça.
3. Evite a contratação de planos PJ para empresas pequenas. Desses que vendem mais barato, e as vezes até te orientam a abrir uma empresa só para ter um plano mais barato.
Quando o contrato se tornar deficitário, eles irão fazer um aumento bizarro ou cancelar o plano.
Os planos coletivos com grande número de pessoas tem menos chance de dar esse tipo de problema.
4. Evite se preocupar com o
futuro nesse sentido, vá fazendo o melhor possível e entendendo as mudanças que acontecem.
Quanto melhor você estiver de saúde e de vida, melhor condições você tem de contratar um plano melhor que tem menos chance de dar problema.
Então, aproveite que está tudo bem para melhorar sua vida.
Ficar fritando nisso não vai ajudar em muita coisa.