Link para o FAQVamos começar esse FAQ esclarecendo o ponto de vista: investimento de longo prazo e tranquilidade financeira.
Se você quer participar de uma emissão porque acha quer vender as cotas e comprar mais barato na emissão, esse FAQ não é para você. A visão aqui é do cotista de longo prazo que não tem interesse em ficar girando patrimônio.
Situação A:
Cota do FII R$100
Emissão a R$90
"VOU SUBSCREVER! ESTÁ MAIS BARATO!"
Existe oportunidade nisso? Afinal, estou pagando mais barato pela cota do FII que eu quero, certo?
Não é bem assim. Alguns FIIs tem em seus regulamentos os critérios e métricas para precificar as emissões. No geral, além da média de negociação de um período de tempo, também há um "Desconto" para atrair as subscrições.
Nessa situação, vamos simplificar e supor que o FII tenha arrecadado R$100 milhões com a emissão. Você é cotista com 10% desse FII, que tem R$100 milhões em ativos e que vão gerar um retorno "x".
Você pagou mais barato, mas o FII tem menos ativos e gera menos resultado.
Situação B:
Cota do FII R$ 100
Emissão a R$98
Vamos supor que esse mesmo FII arrecadou R$108 milhões ao invés dos R$100 milhões anteriores, porque sejamos sinceros, a emissão aprovada com preço igual ao de mercado ou levemente abaixo vai acontecer independente do que o sardinha acha sobre ela.
Você é cotista com 10% desse FII, que tem R$108 milhões em ativos e que vão gerar um retorno "x+8%".
Você pagou mais caro, o FII tem mais ativos.
Entendeu como, uma vez aprovada e que vá acontecer de qualquer maneira, o preço da emissão não importa para o cotista de longo prazo?
Aqui não estamos discutindo se a emissão é boa ou não para o FII. Isso faz parte da gestão do ativo, critério que tem que ser avaliado ANTES de entrar nele. A maioria dos FIIs vai fazer emissão só quando tiver confiança de que vai conseguir arrecadar pelo menos o montante mínimo da emissão, e isso envolve muitas vezes emitir a um preço menor que o de mercado para incentivar a subscrição.
A "grande oportunidade" que cresce os olhos da sardinhada para comprar mais barato na verdade se traduz em menor arrecadação para o ativo do que se ele tivesse pago mais caro.
E aí, subscreve ou não?
Tem dinheiro para aporte e está dentro do controle de risco do BS: Subscreve
Não tem o dinheiro ou já está muito concentrado no FII: Não subscreve