Isso se aplica a tudo: investimentos, vicios, relacionamentos, escolhas dificeis
Se está em duvida sobre o que tem do outro lado da porta, abra devagar. Erre devagar
É claro que o preço de errar aos poucos é também acertar aos poucos. Se os seus passos são sempre minúsculos, nenhuma decisão isolada terá o poder de transformar sua vida.
O unico momento q vc vai notar isso eh quando olhar pra tras e ver que todos os passos q deu, certos ou errados, te trouxeram pra onde vc está hoje
Tenham muito cuidado com informação enquanto vocês não tiverem formação
Mantenha o ruido do lado de fora, até quem você tenha capacidade de começar a ouvir os diferentes sons que saem dele
---
Se o post esta muito abstrato, aqui ta um exemplo concreto:
No início da minha carreira, um colega seguia todas as modas de investimento: consultorias, cursos, ações do momento, venda coberta, criptomoedas e dólar. Eu sabia que nada disso traria um impacto real, pois ainda não tínhamos patrimônio para tal. Por isso, foquei em evoluir na profissão e simplesmente deixei meu dinheiro na poupança. Muitos criticariam a poupança, mas ela me comprou algo valioso:
tempo para aprender antes de agir.
\
Com o tempo, nossas carreiras divergiram. Alcancei posições que nem sequer sonhava, enquanto seguia depositando tudo na 'tediosa' poupança — perdendo para a inflação, para o CDI e para o S&P 500.
\
Quando finalmente me senti confortável para investir como meu colega fazia, cometi erros e acertos. No fim, porém, nada disso importava: os resultados eram pequenos perto do patrimônio que construí apenas com trabalho e disciplina. Isso me permitiu caminhar em direção ao 'abismo' devagar, fazendo desvios e encontrando pontes seguras para cruzá-lo.
\
Meu colega continua no mesmo ritmo. Ora ganha o salário de um ano em um 'esquema', ora perde tudo no mês seguinte. Surpreende-me que ele ainda não tenha caído no abismo. A ideia aqui não é superioridade, mas mostrar como ignorar o ruído e aceitar retornos menores enquanto você ainda não domina o jogo pode ser benéfico a longo prazo.
\
Amadureci e percebi que a segurança não vinha dos ativos, mas da minha capacidade de errar sem ser prejudicado. Você só consegue isso quando aceita dar passos pequenos, tanto para o lado bom quanto para o ruim.