Meus pais já são idosos e extremamente sedentários.
De uns 8 anos pra cá comecei a encher o saco deles pra começarem a se mexer pra evitar problemas que a gente vive alertando aqui. Meu pai é cardiopata, diabético, pacote completo. Só consegui fazer com que frequentassem academia por poucos meses e logo pararam.
Hoje ele tem 80 anos, uma sarcopenia severa e há uns 2-3 meses caiu na rua e bateu a cabeça em um batente. Fez embolização na cabeça pra tratar um hematoma consequente da queda.
Passado o susto e resolvido o problema, comecei a assustá-los novamente falando que pra evitar que isso aconteça de novo eles teriam que se mexer. E mesmo sabendo que a chance de acontecer de novo era altíssima porque hoje meu pai quase não tem mais músculo, anda todo encurvado...
Insistiram que academia não rolava porque não gostavam (tem uma na frente de casa). Consegui convencer a irem pra um Pilates que tem lá perto.
Estão indo 2x por semana, o que acho muito pouco, mas pra quem não fazia nada, ok.
Hoje meu pai caiu de novo, ironicamente voltando do Pilates. Ainda bem que não se machucou. E infelizmente vai cair de novo.
Tô meio sem saber o que fazer agora. Voltar a encher o saco a irem pra uma academia? Mas agora academia com personal porque por conta própria não deu certo.
Fazer mais aulas de pilates? Pedir pra focar em força nas pernas no Pilates?
Academia com personal + Pilates (pra quem já tem resistência em ir 2x na semana para o Pilates)?
Enquanto não apresenta melhora na função motora, usar uma bengala na rua? Um andador?
Ajuda eu po