Você quer mesmo ficar rico com ações?
Esse é um exercício rápido para testar. Responda de forma honesta consigo mesmo. Primeiro leia e responda, depois olhe a imagem.
Escolham uma das empresas abaixo pra ficar 25 anos sem vender. Ambas empresas sem dívida e vão reinvestir todo o lucro (payout 0%), ambas no mesmo país:
EMPRESA A - Miquinhos Inc
- Lucro de $25 milhões
- P/L atual de 40
- P/L passado era 20
- P/VPA de 10
- P/VPA passado era 5
DICA BÔNUS: valuation VAI CAIR PELA METADE ao longo da jornada (não é uma previsão é um fato do exercício)
Ta cara né, que tal essa:
EMPRESA B - Sardine's S/A
- Lucro de $25 milhões
- P/L de 5
- P/L passado era 10
- P/VPA de 0.3
- P/VPA passado era 0.6
DICA BÔNUS: valuation VAI DOBRAR ao longo da jornada (não é uma previsão é um fato do exercício)
PENSE RÁPIDO, e responda para si mesmo. Compra A ou B?
A primeira vista a resposta parece óbvia. Será que é?
Empresa B baratinha e garantia que vai dobrar, compra e passa no caixa ganhar 2x, parece bom demais. Empresa A no topo, vai cair valuation, e aí? Ta fácil escolher, não acham? Será??????
Agora olha o que acontece nesses 25 anos:
A empresa A entregou 13 vezes mais resultado no LP que a empresa B. Premissa de cálculo é compra ao final do ano 1 (os dados apresentados são desse instante).
A empresa A é uma 100-bagger, a empresa ideal conforme definido por Buffet (letter de 92, li ela ontem, mas ele deve falar disso em outros momentos também): capaz de reinvestir quantidades crescentes de capital com altos retornos. Mesmo caindo os múltiplos pela METADE ela entregou mais de 100x seu capital. Mesmo "comprando caro" você chegou lá. 30 mil nela virou 3 milhões.
A empresa B mesmo dobrando o valuation e mantendo lucros consistentes, teve um resultado muito menor.
Quem respondeu a B tem foco em preço e não em VALOR, ficou obcecado com múltiplos baixos e a certeza que vai DOBRAR, e buscaram isso igual mariposa busca a luz. Perderam a chance de ficarem ricos.
Se você respondeu a empresa B, você não quer ficar rico.
E não venham reclamar que eu não falei o ROE no começo do exercício, ele ta lá na cara de você: P/VPA dividido por P/L dá ROE, é só saber fazer divisão de frações (vira L/VPA = ROE).
Quem respondeu a empresa B, não precisa ficar desesperado. Eu escolheria a B a 4 anos atrás. Warren Buffet escolheria a B em seu começo. Ben Graham provavelmente escolheria a B. É normal. Mas em algum momento você precisa passar no "portal de luz", ser menos quant e mais quali: focar mais em QUALIDADE e menos em PREÇO.
Importante lembrar que para um alto retorno sobre capital não ser atacado uma empresa como a A precisa de uma vantagem competitiva durável, ou seja, um largo fosso econômico que sirva de barreira contra ataques que possam erodir seus retornos.
Outra conclusão interessante: apesar da empresa B provavelmente ter destruído valor (dependendo da taxa de juros), ela não destruiu patrimônio, entregou 7,8x no LP. Então enquanto a empresa for lucrativa ela vai tender a aumentar seu patrimônio com o fator tempo + lucros, mesmo que não seja uma 10-bagger ou 100-bagger. Lucro aumenta o patrimônio do acionista, prejuízo diminui.
Mais uma conclusão importante: MESMO QUE VOCÊ ACERTE O VALUATION, seu trade de valor não vai servir para nada e vai perder do buy and hold se não tiver um CATALISADOR que force o movimento dos múltiplos.
Ainda mais uma conclusão: quem reclamar que a A não paga dividendos merece tomar uma surra de gato morto na cabeça.
AVISO AOS BURROS: é claro que 100-baggers são raras, mas elas existem, esses retornos acontecem, e o fundamento é esse: capacidade de investir grandes e crescentes quantidades de capital com grandes retornos.
AVISO AOS BURROS II: é claro que tem várias observações técnicas possíveis nesses casos (ROIC é melhor que ROE se a empresa tem dívida, etc etc etc), é só um EXEMPLO DIDÁTICO, um FRAMEWORK, um MODELO MENTAL simplificado para entenderem o CONCEITO. Mas quem procurar pode encontrar vários pares de exemplo semelhantes em empresas das bolsas daqui e de fora, as vezes até no mesmo setor, façam esse exercício.