Relendo alguns fichamentos meus, encontrei algumas passagens do livro "Monte uma Carteira Vencedora", do Charles S. Mizrahi, bastantes úteis pra compartilhar aqui, pois, nada mais são, o que já é ensinado pela Filosofia Bastter.com.
“Houve um tempo em que os investidores compravam ações, orgulhavam-se de possui-las e as passavam para seus herdeiros. Em 1973, um típico acionista segurava a ação por cinco anos. O acionista de hoje segura a ação por menos de 11 meses. Ao esquecerem que as ações são, na verdade, partes de um negócio real, pessoas inteligentes transformam o mercado de ações em um cassino, comprando o que está subindo e vendendo o que está caindo, em vez de comprarem ativos subvalorizados”.
“Os grandes investidores em valor não acompanham o preço das ações diariamente. Alguns checam os preços das ações apenas algumas vezes por ano. Se você achar que deve monitorar constantemente os preços, não invista em ações. Os preços das ações flutuarão no curto prazo, mas serão os lucros da empresa que impulsionarão as ações para cima ao longo do tempo”.
“A maioria das pessoas hoje em dia diversifica seus investimentos em uma ampla variedade de investimentos e setores do mercado, sem parar para pesquisar e entender em que estão investindo. Estudar o modelo de negócios antes de colocar o dinheiro em ações parece uma alternativa tão lógica, mas poucos praticam esse nível de atenção e pesquisa. Infelizmente, os investidores costumam pesquisar mais a compra de um carro do que o investimento em uma empresa”.
“Saber quais empresas evitar é tão importante quanto saber em quais empresas se concentrar. Ao ficar com as empresas que tenham um negócio fácil de entender, um histórico operacional consistente e uma vantagem competitiva, você está colocando as leis da probabilidade a seu favor”.
“Empresas com mais de 10 anos de histórico operacional dão a sensação de segurança de que são um bom negócio. Empresas com 50 anos ou mais sobreviveram à guerra fria, guerra do Vietnã, Watergate, recessões, inflação... bem, você já entendeu”.
“É sempre melhor ficar com os vencedores comprovados, aquelas empresas monótonas, mas consistentes. Dicas de ações de lucros rápidos são emocionantes, mas é melhor ser um rico entediado”.
“Aceite o conselho de Buffet: invista como se você tivesse um cartão perfurado com apenas 20 furos. Assim, você investirá apenas nas melhores ideias. Fique com as empresas de qualidade e as mantenha no longo prazo. A grande bolada é ganhar ao esperar, não em negociar”.
Entre outras... recomendo a leitura do livro, pois se aproxima muito do que acreditamos. Abraço a todos.