Prezados,
estou com dúvidas quanto a declaração de IR para aplicações no exterior. Já procurei no fórum e no livro do Huoya, mas é um caso bem específico, e ainda não encontrei nada semelhante. A situação é a seguinte:
Trabalho em uma empresa estrangeira, e faço parte de um programa de compra de ações com desconto, no exterior (NYSE). Funciona assim:
- mensalmente, uma porcentagem do meu salário é descontada na folha de pagamento, e "guardada" la fora (vai para um tipo de savings account). A taxa de conversão de real para dolar é a do dia do pagamento do salário.
- A cada semestre, numa data específica, verifica-se os valores inicial e final da ação no período anterior. Ao menor valor, aplica-se um desconto, e chega-se no valor final de compra. Esse é o valor que eu pagarei nas ações.
- Nesse dia, pega-se todas as contribuições que eu fiz ao longo do semestre, e compra-se todas as ações possíveis usando o valor mencionado anteriormente.
- O valor restante (aquilo que sobrou após comprar as ações) permanece na conta, guardado para o próximo período (na savings account, rendendo qualquer mixaria).
- Os dividendos são depositados automaticamente nessa saving account, a cada trimestre, e reaplicados automaticamente, a cada semestre, junto com as contribuições que fiz no período (não há corretagem).
Como isso pode ser declarado no IRPF?
Eu preciso declarar cada contribuição mensal que faço? Qual taxa de conversão eu devo usar? E como declarar os dividendos la fora?
Já submeti o W8-BEN, e portanto deveria pagar somente aqui no Brasil, no entanto, não sei como fazer essa declaração...
Alguém tem alguma ideia?
Obrigado pela atenção
(não sabia se era melhor abrir o tópico em IR ou inv no exterior... se acharem melhor, por favor movam pro outro fórum)