11 Marcas. comentada em 06/01/2014 19:45 Assuntos Gerais atlético em 06/01/14 18:12 comentada em 06/01/2014 19:45 A criação de uma marca global é um desafio grande para multinacionais de qualquer origem. No caso do JBS, o investimento em campanha de marketing no Brasil para fortalecer o nome Friboi custou R$ 150 milhões ao grupo - valor total da campanha de marketing da companhia em 2013. Neste ano, os investimentos deverão ser, no mínimo, iguais aos de 2013.Mas esse não é o caso da Netshoes, que foi apontada pela Accenture como um caso bem-sucedido de respeito ao mercado local. "Não temos complexo de vira-lata", diz Márcio Kumrian, presidente da maior loja virtuais de artigos esportivos da América Latina. A empresa tem planos ambiciosos fora do Brasil. Com presença na Argentina e no México, a companhia fez um estudo para entender esses dois mercados, diz Kumrian, presidente e fundador do grupo. "Nosso objetivo foi nos adaptar ao ambiente local."A companhia, fundada em 2000 com uma loja física - a virtual foi lançada dois anos depois - encerrou 2012 com faturamento de R$ 1,1 bilhão. A empresa, desde 2007, opera só com vendas virtuais e é considerada uma das maiores empresas globais de e-commerce de artigos esportivos, de acordo com a publicação Internet Retailer.http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,multis-nacionais-nao-tem-marca-forte-,1115318,0.htm