Roberto da Matta em livro, já disse que o trânsito é um excelente parâmetro para se medir a educação de um povo (vamos mal neste quesito tambem).
No Brasil emergente, todos temos carro mas não temos a educação necessária para dirigir (e sem ela, a paciência, a tolerância, a urbanidade e o bom senso, inexistem).
Eis que da Nova Zelandia vem uma ótima peça educacional.
---
Penso aqui, eu e meus butão' de novo, se lá, que os caras estão uns 80 anos na nossa frente em respeito ao espaço alheio (em outros campos tambem mas deixemos isso quieto agora), se faz necessário SEMPRE a educação, o que será de nós e quando vamos aprender a respeitar faixa de segurança?
Aqui no sul maravilha, onde estou residindo, o motorista que 'decide' respeitar o pedestre na faixa, liga o pisca alerta PRA AVISAR O CARRO QUE vem atrás! Somos mesmo o país da piada pronta.
Eu mesmo já quase causei o atropelamento indireto de duas idosas (em situações distintas), ao 'permitir' que elas atravessassem na faixa... só que na pista ao meu lado, os outros motoristas NÃO atententaram para o que deveriam estar atentos.
Percebam que o direito é do pedestre mas aqui, temos que achar um motorista que nos 'PERMITA' o nosso direito.
Comercial mostra conversa entre dois motoristas antes de acidente | Guarda-sol