É, infelizmente( sim, odeio essa ideia, mas não vai dar para fugir dela para sempre), um dia vou ter que comprar o imóvel para morar( por mim seria nunca ou daqui uns mil anos rsrs).
Aí, estive pensando: para gastar menos, até onde sei, sai mais barato construir, não( se fizer correto, claro)?! Concluí que, além do que já ouço muito falar por aí, uma das grandes vantagens de construir é que vc pode morar em qq lugar sem pagar no imóvel tanto valor agregado qto pagaria se comprasse pronto, pq o que vc vai pagar que vai embutir o custo do lugar é o terreno( ex: um terreno em área nobre é bem mais caro do que em bairro de classe média), pq o material e mão de obra, vc pode comprar onde for mais barato, escolher, pechinchar, etc. Estou correto?
Inclusive, se for levar muito tempo, o que poderia ser visto como desvantagem, para mim é ótimo, pois estará plenamente justificado aqui em casa( tipo, olha estou trabalhando no projeto da casa e tem que ser feito com cuidado e tal, leva tempo).
Agora, minha dúvida, na vdd, é qual conhecimento preciso ter de construção e como obtê-lo, considerando que minha ideia é supervisionar a obra e projeto, acompanhar mesmo de perto, não colocando a mão na massa, mas passando por quase td o processo( coisas como escolha do material, fazer gastos eficientes, gerar menos desperdício etc).
Pretendo contratar os profissionais adequados( arquiteto/projetista, empreiteira, se for o caso, advogado para os papéis etc), mas quero estar com o conhecimento necessário para fazer um bom controle dos gastos e não ser enrolado.
Então, precisa de curso, livros, dia a dia, o quê?
p.s. o conhecimento é para ontem, mas a casa é para até qdo eu conseguir empurrar isso :))