Colegas, estou com uma certa dificuldade na minha declaração, creio que estou fazendo algo beeemmm errado...
Em meados do ano passado, especificamente em dois meses, fiz um giro patrimonial considerável em investimentos de RV (ações e FIIs), visando melhorar os ativos de ambas, desfazendo/diminuindo posições de alguns e montando/aumentando posição em outros (readequação de carteira para LP).
No informe da minha corretora constam as movimentações nestes meses o total (base de retenção) e o IR retido na fonte.
Esclareço que na imensa maioria dos ativos assumi prejuízo, portanto, não auferi lucro significativo; o valor irrisório do IR correspondente demonstra isso, inclusive.
Acontece que quando lanço tais valores no campo Renda Variável - Operações Comuns, o mui querido programa informa que tenho que recolher 15% sobre o montante resultante da alienação de tais ativos.
Estou preenchendo errado, deixando de alimentar/informar algo ou é isso mesmo?!
Sei que pode parecer (ou até seja) uma dúvida trivial para muitos aqui, mas já revirei todos os campos e não achei nenhum que se adequasse a solucionar esta minha pendência.
Agradeço, desde já, a quem possa ajudar.