Boa tarde pessoal, sou novo por aqui e espero que vcs possam me ajudar..
Possuo uma fração de um imóvel que pode ser desmembrado e vendido em partes, a principio minha ideia seria vender uma parte do imóvel ou ate todo o imóvel para poder diversificar, já que no momento esse imóvel representa mais de 95% do meu capital(inventario foi pago com o aluguel, por isso ainda não houve muito acumulo de capital).
No entanto aqui no bastter.com me deparei com um novo conceito, que é o de não girar patrimônio, o que pra mim fez todo sentido, principalmente se tratando de um imóvel herdado como é o meu caso, já que o ganho de capital seria bem expressivo, portanto muito IR a ser pago, no entanto sei da importância de se diversificar.
Infos sobre o imóvel:
Rende cerca de 0,30% a.m bruto(sem descontar vacância, ir, reformas..), estimo 0,25% liquido.
Cidade de porte médio, com IDH elevado, bom crescimento populacional e econômico.
Fica numa via de muita importância na cidade com alto fluxo de veículos, mas não de pedestres.
O Plano diretor da cidade projeta o crescimento para a região do imóvel.
A Vacância tende a ser baixa, em torno de 2 meses a cada 5 anos exceto por uma vez que um imóvel ficou 1 ano sem alugar.
Como nem tudo são flores, sera executada uma obra para o alargamento da via e o imóvel ira perder cerca de 30% de seu terreno útil, isso daqui a 5 anos.
O Imóvel é composto por 1 galpão e 3 imoveis comerciais.
Minha capacidade de poupar alem do retorno com o aluguel é baixa, não chega a 400 reais.
Enfim, qual a opinião de vcs, vender e girar capital, ou não diversificar e ter todos ovos na mesma cesta ?