Para começar, acho o Bastter um excelente professor e o melhor educador financeiro do Brasil, junto com o Gustavo Cerbasi.
Há um vídeo em que o Bastter sugere que o iniciante na Bolsa de Valores comece com buy-and-hold e depois que adquirir bastante experiência, se ele quiser, ele tente fazer trade. Não me lembro qual é o vídeo (são todos excelentes!), mas ele dá várias razões para isso, segundo o que entendi dos vídeos dele: muitas vezes o pequeno investidor acha que vai ganha dinheiro fácil, vai ficar rico da noite pro dia, vai poder muito brevemente abandonar o trabalho para viver de Bolsa de Valores, vai virar um Warren Buffett...Enfim, além de o pequeno investidor pessoa física chegar ao mercado completamente crú e ingênuo, alimentando essas ilusões de riqueza fácil, é enganado pelas corretoras, perde dinheiro ao seguir conselho de amigo etc. Aí, acaba perdendo tudo e saindo da Bolsa. Além de perder tudo e ser expulso da Bolsa, fica xingando a Bolsa de tudo quanto é nome, dizendo que é cassino etc. Teve um amigo meu que disse o seguinte: “a Bolsa de Valores não é nada mais que um cassino legalizado”. Fiquei revoltado ao ouvir essa frase. Infelizmente, não tive tempo de explicar para ele o que é a Bolsa de Valores, o que é o mercado financeiro e de capitais. Ele até falou outra asneira: “Existe até esse negócio de mercado futuro. Para que mercado futuro se o presente é agora?” Realmente, lamentável. Eu ri quando ele disse isso.
Mas acho que a maior culpa pela Bolsa de Valores ter uma reputação tão ruim no Brasil é das próprias corretoras. Se as corretoras tivessem a preocupação de educar o novato, talvez mais pessoas investissem na Bolsa de Valores ou, pelo menos, desmisitificaria a Bolsa. O Bastter está fazendo a parte dele, pondo vídeos no youtube e disponibilizando um site para que o pequeno investidor possa aprender alguma coisa sobre mercado financeiro e Bolsa de Valores. Assim, talvez, espera-se que as pessoas se tornem mais esclarecidas quanto à Bolsa e não sejam mais vítimas da própria ganância, das ilusões de riqueza fácil, das corretoras, de golpistas ou de dicas de amigos.
Obrigado, Bastter.
Eu, particularmente, comecei como trader. E estou como trader. Acho que ser trader é mais fácil do que ser holder. Esta é a minha opinião. Não sei se é por causa da minha própria personalidade ou porque eu baseio as minhas decisões de trade no gráfico Ponto e Figura e no gráfico de kagi. Só agora estou começando a me interessar um pouco por buy-and-hold. Acho trade mais prático.