Bom Dia Forenses !!
Aproveitando o relato do forense Oncologista escrevo esta mensagem.
Em diferentes épocas do ano ressurgem antigos golpes que a cada estação são renovados. Vejamos alguns dos mais comuns:
Época do Imposto de Renda -
O contribuinte recebe um email da Receita Federal avisando que o seu CPF foi cancelado. Para regularizar clique aqui.
É uma fria. A RF não envia emails para contribuintes por uma simples razão. A repartição não tem um cadastro de emails dos contribuintes.
A repartição se comunica com os contribuintes através de correspondências por escrito e protocoladas, cuja veracidade pode ser verificada nos códigos que vem citados. Delete sem abrir o anexo.
Época de Eleições -
O eleitor recebe um email comunicando que o seu título de eleitor foi cancelado e que não poderá votar nas próximas eleições.
Outra fria. O TRE não manda emails pela mesma razão anterior. Ninguem é obrigado a cadastrar email no TRE. Delete sem abrir o anexo.
Ao Abrir uma Empresa -
O novo empresário recebe um bloqueto da Associação Empresarial do Brasil cobrando uma contribuição de +- 300,00. A cobrança tem ares de obrigatória.
Ao verificar no site, a AEB existe realmente, porém presta serviços que estão disponíveis em qualquer site da internet gratuítos tais como: indices de inflação, taxas de câobio, salário mínimo etc.
Desconheça a cobrança. arquive o bloqueto para futura lembrança.
Em Qualquer Época -
Você recebe um telefonema, normalmente proveniente da região de Campinas, SP, informando que está devendo um título referente a um anúncio num guia telefônico da internet, ou coisa semelhante.
O curioso é que quem telefona é do Oficio de Protestos de Títulos fazendo ameaças de lhe protestar em três dias se não pagar.
Outra fria. Cartórios de Protestos são órgãos privados, por delegação do Poder Judiciário. São fiscalizados pela Corregedoria Geral de Justiça do respectivo TJ estadual e estão sujeitos a uma serie de normas denominadas provimentos.
Nenhum destes prevê telefonar ao devedor. A notificação deve ser por escrito.
Receber telefonema de cartório é fria. desconheça e ameace avisar a polícia que eles desistem.
Estes são os mais comuns. Seguido aparecem variáveis em torno destes mesmos tipos.
Regra Geral: Peça tempo, Não decida nada sobre pressão. Fale com seu advogado ou contador para se orientar. Não deposite dinheiro em contas de quem não conhece.
Esperando ter sido útil, um bom dia do Trabalho aos prezados forenses.
Ax