MORREU A VÓ JOANA!!!
Conversei com ela algumas vezes, apenas. Minha senhoura era maluca pela avó. Eu também fiquei maravilhado com ela. Dei o seu nome a nossa filha.
Desde ontem quando a hora chegara que o tio Zé a "desortou", puxou a entrega a Deus pelas cantorias, tristes e belas cantigas rezadas, tradição lá das bandas do norte cearense.
Vó Joana morreu aos 97 anos.
Há tempos comprara o seu caixão, costume do nosso interior, paga-se pelo consórcio para que na hora escolhida por Ele não incomodar a família. Digo-lhes que neste tipo de compra ninguém faz questão de ser contemplado, ela não se importou com a sorte que teve há muitos anos. Vó Joana recebeu o seu primeiro caixão e o guardou no teto da casa. E quando pediam emprestava seu caixão para outro que foi antes e depois quando a família recebia o seu por sorteio devolvia o favor. E foram vários empréstimos.
Contaram-nos os nossos parentes que ao retirarem o caixão bem embrulhado que abrigaria a vó Joana a urna esfarelava de tão velha, mas a funerária é honesta e trouxe outro, novinho.
Lembro-me que meu irmão Rolf quando nos visitou quis conhecer a Vó Joana no Corguinho, região do Parque Nacional de Jericoacoara. Fomos lá, encantou-se com ela, também.
Eu pedi que lhe mostrassem o caixão que guarda a farinha de mandioca, outro costume nosso, reservar a sustância para enfrentar as agruras da vida. Pois, confundiram-se e desembrulharam o caixão de defunto para que meu irmão o visse, e o Rolf não é daqueles que apreciam um envernizado. Assustou-se, ficou meio jururu até que desfizessem o engano.
Vovó Joana viveu tão feliz em condições de vida, por vezes, precaríssimas, mas mesmo assim, conseguiu o feito de enterrar muitos dos seus caixões antes dela.
Arrumaram-na bem bonita, quem a via sentiu que sorria aos presentes como sempre fazia às visitas.
São tantas as histórias dela que vou contando, uma delas foi quando me convidou para passearmos. Ao transpassar a cerca de arame, ela tinha mais de 90 anos, preocupou-se se eu conseguiria:"cuidado, você está fortão!" Andamos mais de uma hora sobre as dunas ao redor da sua casa, eu todo arranhado.
Descanse em paz, querida Vovó Joana.