Olá pessoal,
Eu fui informado que será emitido na Bovespa cotas do fundo de ações XP top dividendos, nos próximos dias. Ele será lançado de maneira similar a um ETF mas com algumas diferenças:
1) Ele não seguirá um índice: será um fundo de ações ativo.
2) Ele irá distribuir dividendos mensalmente isento de IR (exatamente como nos FII´s). Só haverá IR de 15% sobre o (possível) lucro nas vendas das contas (sem o isenção para vendas abaixo de R$ 20.000, como nos outros ETFs).
Claro que para aqueles que compram ações em separado, não vão gostar disto. Mas para aqueles não tem tempo (ou não querem gastar tempo e preocupação), a princípio, na minha opinião, parece uma alternativa interessante em comparação com os ETF de dividendos ou fundos de ações dividendos.
Primeiro porque paga os dividendos isentos, ao contrário do que ocorre nos ETFs e fundos de ações que eles são reinvestidos e no final iremos pagar o IR na valorização da cota (que embute os dividendos). Isto faz uma grande diferença na rentabilidade final segundo o estudo no prospecto abaixo. Para aqueles que ainda estão no período de acumulação, estes dividendos serão somados aos rendimentos de FIIs e ao "dinheiro novo" que serão investidos de maneira a rebalancear a carteira de investimentos. Já para quem está aposentado, eles irão engordar a renda mensal. Além disto, ao contrário do que ocorrem com os ETFs, com a gestão ativa pode a princípio evitar de colocar micos na carteira (que existem em vários indices) que estão pagando bons dividendos não porque seja um bom pagador de dividendos, mas sim porque o valor da ação caiu por algum problema na companhia.
Por estás razões, a princípio, se tiver uma boa gestão, me parece que pode ser mais interessante que um ETF tradicional ou um fundo de ações (mas posso estar enganado). Um ponto um pouco negativo é que tem uma taxa de administração de 1,75% ao ano sobre o patrimônio. Também não é muito claro para mim se é melhor comprar no lançamento ou esperar comprar no secundário para ver como a cota se comporta. Qual a opinião de vocês a respeito?
Informações em mais detalhes podem ser vistas em
http://clientes.luzpublicidadesp.com.br/files/Material_Publicitario_XPTOP_v2.pdfe
http://clientes.luzpublicidadesp.com.br/files/XPTOP_DEF.pdf