Orçada em US$ 40 bilhões, obra será executada a partir de dezembro deste ano, por grupo chinês - HK Nicaragua Canal Development Investment Co. Limited (HKND Group)
O Canal da Nicarágua ou Grande Canal Interoceânico da Nicarágua, estranhamente, ainda não foi “descoberto” pela imprensa nacional. Destaque em toda a mídia mundial, pela grandiosidade da obra, orçada em US$ 40 bilhões, o canal ainda não mereceu a atenção devida dos veículos de comunicação brasileiros. Por que será?
Maior do mundo
O projeto prevê a implantação de um oleoduto, uma rodovia, uma ferrovia transcontinental, dois portos de águas profundas, dois aeroportos e duas zonas francas. Três vezes maior do que o Canal do Panamá, é uma das maiores obras de engenharia do mundo.
De acordo com especialistas, o canal é estratégico para o Brasil e seus planos de expansão de sua produção petrolífera, no sentido de tornar-se um dos maiores produtores mundiais.
O canal, construído por chineses, seria usado pela China para importar petróleo do pré-sal, consolidando, numa gigantesca operação bilateral, o Brasil, como uma das cinco maiores potências econômicas do planeta. O canal, portanto, viabilizaria economicamente essas operações.