olá a todos.
apesar de ler o conteúdo dos fóruns daqui há algum tempo, este é meu primeiro post aqui.
meu nome é Fabio, tenho 30 anos de idade e 6 anos de atividade na bolsa de valores, já descontado o tempo de estudos. neste período venho construindo uma carteira de ações que faz parte do meu portfolio de "pulverização" de capital em vários instrumentos de investimento.
em todos esses anos, jamais mexi "de verdade" com opções. apenas fiz lançamentos e travas no papel, ou seja, operações de verdade com dinheiro de mentirinha. pelos resultados que eu tive fazendo isso até agora eu... hã... bom... é, eu preciso estudar e praticar mais :(
o quê me atrai para a operação com opções é, principalmente, o baixo volume de capital necessário para operá-las. isso é claro comparando-se com o volume de capital necessário para operar ações. mas estou ciente que operar opções é MUITO mais difícil e complexo, além de envolver mais variáveis do que apenas uma tendência direcional.
por isso, resolvi participar deste fórum. quero aprender com vocês e talvez partilhar o pouco conhecimento de mercado que eu tenho. vou fazer umas perguntas inteligentes e outras bem bobinhas... como essas:
- é possível (ou viável) travar operações com PUTs?
- as corretoras, em geral, exigem quanto de margem ($$$) pra montar travas de baixa? o quê sei é que é algo entre 100% e 500% do capital arrolado, mas queria confirmar isso com vocês.
- vocês que operam opções sempre usam dinheiro como margem ou também usam outros ativos (ações, TD, LCI/LCA, etc...) pra isso?
- sei que AT pouco (ou nada) ajuda pra operar opções, mas... imaginem que, por exemplo, vejo por AT que PETR4 vai iniciar um movimento de alta. essa informação não seria útil pra mim decidir montar uma trava, apostando justamente neste movimento de alta?
é isso aí.
:)